• Carregando...
 | J. FREITAS    /    J. FREITAS
| Foto: J. FREITAS / J. FREITAS

 O tucano Geraldo Alckmin (PSDB) parece ter resolvido a definição de um candidato a vice na sua chapa. Lideranças do Democratas informaram na manhã desta quinta-feira, durante a convenção da legenda, que já está fechado esse nome. Jornalista do grupo RBS por 33 anos, a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) confirmou à Gazeta do Povo que recebeu o convite do tucano que deve anunciar uma decisão ainda nesta quinta-feira (2).

DESEJOS PARA O BRASIL: Democracia aprofundada, com uma política moralmente exemplar

A parlamentar ainda avalia se será candidata à reeleição ao Senado ou se aceita a proposta. “É preciso pensar bem porque acabou essa história de vice decorativo. Vejam os casos do Sarney, do Itamar e do Temer”, declarou.

“Já há consenso sobre o vice. Dizer agora para quê?”, tentou despistar o presidenta da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), durante a convenção.

Presente ao evento, Alckmin agradeceu ao apoio do DEM e disse que Rodrigo Maia foi "generoso" ao abrir mão de sua candidatura para apoiar o tucano. Alckmin elogiou a "coerência ideológica" do partido aliado e lembrou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sem citar seu nome, tentou "exterminar" o DEM. 

LEIA MAIS: 10 nomes para entender as articulações dos presidenciáveis nos bastidores

“Um ex-presidente queria exterminar, acabar com o DEM. Isso porque não queria oposição. Achava que governo é propriedade privada. Ser oposição é tão patriótico quanto ser governo”, disse Alckmin, que citou frases de John Kennedy a Juscelino Kubitschek no seu discurso. 

O presidente do DEM disse que o partido esperou 16 anos por esse momento, se referindo ao fato de o partido ter deixado o Palácio do Planalto quando Fernando Henrique Cardoso (PSDB) deixou a presidência da República. O vice de FHC foi o ex-senador Marco Maciel, do DEM. O prefeito baiano afirmou ainda que seu partido será "decisivo" não só para a vitória de Alckmin como para o sucesso de seu governo. 

“Seremos decisivo ao seu lado para mudar o Brasil.” 

LEIA MAIS: Alckmin elogia Roberto Jefferson ao receber apoio do PTB para eleição

Rodrigo Maia criticou os presidenciáveis que buscaram apoio do DEM e agora criticam o partido por ter optado por Alckmin. 

“Todos os presidenciáveis que tinham o sonho de ter nosso apoio hoje nos criticam. Dou risada quando leio as mensagens dos pré-candidatos que recebi. E agora nos criticam. Democracia é assim. Podem dizer qualquer coisa, mesmo que não seja verdade”, disse Maia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]