• Carregando...
 | EVARISTO SA/AFP
| Foto: EVARISTO SA/AFP

Durou menos de 10 minutos o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (3) à Justiça Federal de Brasília. Com respostas curtas e técnicas, Lula se permitiu apenas três momentos de ironia. Em um desses momentos, Lula disse que lamentava não ter sido sequer convidado para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

O ex-presidente falou como testemunha chamada pelo ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em um desdobramento da Operação Lava Jato. O processo está sendo analisado pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília (DF), e as oitivas realizadas nesta terça aconteceram por meio de videoconferência.

A fala do presidente foi uma resposta dos advogados sobre o conhecimento de Lula quanto ao projeto Porto Maravilha, realizado pela Odebrecht e empresas associadas, com recursos do Fundo de Investimentos do FGTS. Ele afirmou conhecer o projeto “pela imprensa” e negou que tenha recebido pedido do então prefeito do Rio Eduardo Paes para ajudar na liberação de recursos para a obra.

“Eu lamentavelmente não fui nem convidado para ir nas Olimpíadas”, disse Lula, causando um leve riso nos advogados e pessoas presentes na sala de audiências em Brasília.

O depoimento de Lula começou às 15h36, diretamente da Vara da Justiça Federal em São Bernardo do Campo (SP). Lula vestia paletó escuro e gravata vermelha. Ele começou reclamando do áudio da videoconferência. “Não estou ouvindo nada...”, disse. Após aumentarem o áudio, ele agradeceu. “Melhorou”.

O atual ministro da Secretaria de Parceria em Investimentos (SPPI) da Presidência da República, Wellington Moreira Franco, é apontado por Eduardo Cunha como facilitador do financiamento das obras do Porto Maravilha dentro da Caixa. De 2007 a 2010, Moreira Franco foi vice-presidente de Fundos e Loterias da Caixa.

Ingratidão de Temer e Moreira Franco

Ao ser questionado sobre indicação de Moreira Franco para a diretoria do banco, durante seu governo, Lula de ateve a questões técnicas. Disse que ele teria sido indicado como outra pessoa qualquer é, pela liderança do partido ou integrante da base aliada. Questionado se em 2010, quando Moreira Franco saiu da Caixa, esteve em audiência com Lula levado pelo presidente Michel Temer, para se despedir e agradecer, Lula respondeu: “Não. Não. Alias não me agradeceram. Acho que foram ingratos”, afirmou, também com tom um pouco irônico.

Nos menos de dez minutos de depoimento, ainda deu tempo de Lula responder atravessado sobre a relação de Eduardo Cunha com o ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Questionado se conhecia relação de próxima de Cunha e Alves, Lula respondeu: “Os dois eram deputados do PMDB”.

“Sim, mas o senhor sabia que eles faziam parte de um grupo específico na Câmara dos Deputados?”, questionou representante do Ministério Público.

“Não. Não, não. Eu saí da Câmara em 1990. Não conhecia a relação que tinha Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves”, encerrou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]