• Carregando...
 | Beto Barata/PR
| Foto: Beto Barata/PR

Com a viagem de Michel Temer para o encontro do G20, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) será o quarto presidente diferente a comandar o Palácio do Planalto desde maio do ano passado. Terceiro na linha sucessória, o presidente do Senado Federal assumirá o cargo por pouco mais de dois dias, a partir do momento em que Temer sair do espaço aéreo brasileiro, o que deve ocorrer por volta das 17h desta quinta-feira (6).

O presidente embarcou por volta das 13h20 em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para Hamburgo, na Alemanha. No G20, ele deve participar de reunião com chefes de governo estrangeiro e posar para a tradicional fotografia do encontro.

Antes de entrar na aeronave, Temer gravou um vídeo para a redes sociais fazendo um balanço da semana e transmitiu o cargo a Eunício na base aérea de Brasília

Em conversas reservadas, o senador vinha manifestando ao presidente, desde que ele assumiu o Palácio do Planalto, a vontade de assumir pelo menos uma vez o posto. Pela linha sucessória, o primeiro a substituir Temer seria o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ele, no entanto, embarcou nesta quinta-feira (6) para a Argentina e só retornará ao Brasil no domingo (9).

A ausência de Maia foi vista com ressalva por auxiliares e assessores presidenciais. Seria a primeira vez que ele assumiria o Palácio do Planalto desde que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia contra Temer por corrupção passiva.

Em maio do ano passado, o pedido de impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff foi aprovado na Câmara dos Deputados, o que a levou a ser afastada temporariamente do cargo.

Na época vice-presidente, Temer assumiu o posto. Em 14 meses no cargo, ele se ausentou do país quatro vezes, tendo sido substituído temporariamente por Maia.

Programação do G20

Temer deve chegar à Alemanha na sexta-feira (7) pela manhã, quando participa de uma reunião com os líderes dos Brics, grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. No início da tarde, ele deve posar para a foto oficial do G20.

À noite, o presidente deve comparecer a um jantar oferecido pela chanceler alemã, Angela Merkel, na Orquestra Filarmônica de Hamburgo. A volta ao Brasil está prevista para sábado (8).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]