• Carregando...
Lula  acusou EUA de interferir para desestabilizar o Brasil | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Lula acusou EUA de interferir para desestabilizar o Brasil| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O ex-presidente Lula afirmou nesta quarta-feira (5) que os Estados Unidos já tiveram interesse em desestabilizar o Brasil. Na opinião do petista, o governo norte-americano não queria ver o Brasil ocupando um papel de protagonismo no cenário internacional. “Não sou uma pessoa de conspirações, mas tem muita gente grande interessada em desestabilizar o Brasil. Nenhum país conseguiu fazer o que o Brasil fez em 12 anos. E eu acho que os Estados Unidos não queriam que o Brasil desse certo”, disse o ex-presidente em entrevista à rádio Arapuan da Paraíba.

Leia mais: Lula pede segredo em inventário de Marisa para evitar devassa em suas contas

Para evitar o crescimento do Brasil, Lula defendeu a tese de que os EUA teriam espionado a Petrobras: “Há muito tempo eles vinham espionando a Petrobras. Os americanos não querem que nenhum país tenha protagonismo a não ser eles próprios. O Brasil precisa voltar a crescer, porque essa soberania eles não suportam. Europa e Estados Unidos acham que o Brasil tem que ter complexo de vira-lata, acham que podem mandar e dar ordens, mas o Brasil é um país grande e poderoso e tem que andar de cabeça erguida.”

“Temer é uma margem de erro”

Na mesma entrevista, o ex-presidente voltou a questionar a credibilidade de Michel Temer para governar o país. “As pesquisas demonstram que o Temer é uma margem de erro. Um cara que só tem 3% não tem nada”, afirmou Lula, lembrando os baixos índices de aprovação do presidente. O petista reafirmou o interesse em ser candidato nas eleições presidenciais de 2018. Mas defendeu a saída de Temer antes disso e a imediata convocação de eleições diretas para escolha de um novo presidente.

“Por eles [Congresso], voltamos à escravidão”

“É preciso que o Brasil possa eleger democraticamente seu presidente e somente assim o governo vai ter credibilidade para fazer as mudanças que o país precisa para se fortalecer novamente”, afirmou o ex-presidente, que também fez duras críticas ao Congresso Nacional: “Ideologicamente falando, esse deve ser o pior Congresso que já tivemos. Por eles, voltamos à escravidão”. Lula criticou ainda as reformas da previdência e trabalhista propostas pelo Governo Temer. Para o ex-presidente, os projetos só cortam direitos da população de baixa renda, mantendo benefícios aos ricos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]