• Carregando...
 | Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Kim Kataguiri estará em Curitiba nesta segunda-feira (16) para participar do congresso estadual do Movimento Brasil Livre (MBL). Terá como companhia o descendente da família imperial brasileira, Luiz Philippe de Orleans e Bragança. O evento tem ingressos a R$ 50 e será uma amostra da estratégia de atuação do MBL pós-impeachment.

Em 2015, o movimento ganhou fama liderando protestos contra o governo da petista Dilma Rousseff. A princípio, o foco do MBL era a corrupção. Com a queda de Dilma e ascensão de Temer, a ação foi ampliada para a política partidária.

LEIA MAIS: Todas as notícias sobre política nacional

Nomes do grupo, como o vereador por São Paulo, Fernando Holiday (DEM), participaram com sucesso das eleições de 2016. Já Kataguiri deverá ser candidato a deputado federal em 2018.

Atualmente, o movimento possui forte alinhamento ao prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB). No começo do mês, a revista “piauí” publicou reportagem com textos da cúpula do MBL em um grupo de WhatsApp, no qual discutem, entre outras coisas, a relação com o PSDB. Neles, Kataguiri expõe opiniões favoráveis à ascensão de Doria, em detrimento de nomes mais tradicionais da legenda, como o senador Aécio Neves e o governador do Paraná, Beto Richa.

Orleans e Bragança, que se apresenta como integrante do ramo da família imperial que deteria uma eventual sucessão ao trono brasileiro, é autor de um livro que “revela a construção [no Brasil] de um Estado autocrático e interventor, fato que atingiu seu ápice com a Constituição de 1988”. A obra estará à venda no evento desta segunda, assim como uma coletânea de textos de opinião publicados por Kataguiri na “Folha de S. Paulo”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]