• Carregando...
 | Marcelo Elias/Arquivo Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Elias/Arquivo Gazeta do Povo

O movimento monarquista brasileiro também está mobilizado para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a não conceder habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para livrá-lo da prisão. Nesta terça-feira (3), grupos monarquistas divulgaram mensagem em vídeo do príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, irmão do chefe da Casa Imperial Brasileira e integrante da linha sucessória ao trono, convidando para manifestações.

O movimento também compartilhou pelas redes sociais e grupos de WhatsApp uma lista com 78 locais de atos públicos nesta terça, em todas as capitais e nas maiores cidades. São manifestações convocadas por outros movimentos, mas que são indicadas pelos monarquistas a seus apoiadores. 

Leia também: Gilmar Mendes voa para o Brasil esta noite para julgamento de Lula

No vídeo, o príncipe pede que os brasileiros “de boa vontade” e que foram às ruas pedindo o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff também se manifestem hoje. Sem citar Lula, o monarca afirma que o momento é “histórico” pois está sendo julgado o “futuro do Brasil e da Justiça”. 

“Nós queremos nesse momento histórico, em que está se julgando o futuro do Brasil e da justiça no brasil, fazer um apelo para que todos se unam, nessa união sagrada, todos os brasileiros de boa vontade, aqueles brasileiros que foram às ruas no dia 13 de março de 2016, manifestar nossa inconformidade com a corrupção atual”, afirma D. Bertrand. 

Dentro do movimento monarquista, predomina o entendimento de que a prisão de Lula após a condenação em segunda instância pelo Tribunal Regional Federa da 4ª Região (TRF-4) é “cabível”, segundo liderança do grupo. 

Leia também: Se deixar Lula solto, STF pode ser ‘indutor’ de violência, diz general da reserva

Para o príncipe, o país vem sendo vítima da corrupção, o que também deve motivar as manifestações. Ele compara o atual momento do país ao dos tempos de monarquia. “O Brasil saqueado nos últimos tempos. Imaginem, nossos amigos, o que seria o Brasil se tivesse continuado com a moralidade que havia nos bons tempos de Dom Pedro II. Imagine o que seria a riqueza desse país extraordinário”, afirmou. 

Movimentos contra e a favor de Lula planejam manifestações para esta terça e quarta-feira (4). Em Brasília, o Movimento Brasil Livre (MBL) convocou ato em frente ao STF, a partir das 18 horas. 

Dom Bertrand é um dos líderes do movimento de restauração da monarquia brasileira. Ele é irmão do também príncipe Dom Luís Gastão de Orleans e Bragança, chefe da Casa Imperial Brasileira, o primeiro na linha de herdeiros do trono do Brasil se a monarquia fosse restaurada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]