• Carregando...
 | Edilson Rodrigues/Agência Senado
| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O senador Alvaro Dias (PODE-PR) admitiu nesta quinta-feira (3) que houve um desconforto na legenda após a maioria contrariar a decisão da Executiva Nacional e votar a favor do engavetamento da denúncia por corrupção contra o presidente Michel Temer (PMDB) na Câmara. Dos 14 deputados da sigla, nove votaram para enterrar a acusação.

A Executiva do partido tomou a decisão de se posicionar contra o governo horas antes de iniciar a votação na Câmara que acabou com a vitória do governo. Nesta quarta-feira (2), a maioria dos deputados (263) votou por arquivar a acusação contra o presidente. A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Temer pelo crime de corrupção passiva com base na delação dos executivos da J&F em junho, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) não foi autorizado pelos parlamentares a dar prosseguimento ao caso. Agora, a denúncia fica estacionada até que o peemedebista deixe o cargo na Presidência, em 2019, quando ele poderá ser processado pela Justiça comum.

Como efeito imediato da desobediência dos deputados do Podemos, o partido destituiu o líder da bancada, Alexandre Baldy (GO), que não conseguiu articular com os colegas e garantir que uma maioria mostrasse um resultado correspondente à decisão do partido. Em seu lugar foi nomeado o deputado Ricardo Teobaldo (PE).

Esse foi o primeiro teste de votação relevante da sigla desde que Alvaro Dias migrou para o Podemos oficialmente em julho. “Esse processo foi um aprendizado”, afirmou ele. O senador explicou que o partido não “fechou questão”, ou seja, tomou uma decisão unânime que poderia punir quem votasse contra a recomendação da legenda, porque há uma norma interna que determina que as decisões de seus parlamentares serão tomadas de forma democrática.

Dias ressaltou, no entanto, que isto não quer dizer que não seja importante que a liderança oriente a votação. Isto porque as decisões do partido tentam ser o “reflexo do desejo da população”. “Sempre teremos deputados com posições independentes, mas vamos trabalhar para convencer essas dissidências com mais antecedência”, defendeu.

Voto orientado por pesquisas

O Podemos orientou a votação com base nas sondagens recentes que indicavam que os eleitores são a favor do andamento do caso no STF.

Pesquisa feita pelo instituto Ibope, encomendada pela ONG Avaaz, mostrou que 81% dos brasileiros são a favor da abertura de um processo contra o presidente. O levantamento, feito entre 24 e 26 de julho, ouviu mil pessoas com mais de 16 anos e moradoras de todas as regiões do Brasil. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]