• Carregando...
Terminal de contêineres para exportação e importação. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Terminal de contêineres para exportação e importação.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, anunciou nesta quarta-feira (9), por meio do Twitter, que Alex Carreiro pediu demissão do cargo de presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), após apenas uma semana no cargo. Ele vai ser substituído pelo embaixador Mário Vilalva.

Nos bastidores, a informação é de que, embora oficialmente Carreiro tenha se demitido, na verdade ele teria sido demitido por demonstrar inexperiência para o cargo. Pesou o fato de ele falar mal o inglês. A Apex é responsável por promover exportações, investimentos e a internacionalização de empresas brasileiras. Sua demissão é uma derrota de Ernesto Araújo, que havia sido quem patrocinou seu nome para o cargo.

Leia também: Nomeação de Carreiro havia uma das duas vitórias de Ernesto Araújo no cargo em meio a muitas dúvidas sobre sua gestão

Carreiro enfrentava resistência em múltiplas frentes no governo. Desconhecido entre os funcionários da agência, seu nome não agradou a Conferência Nacional da Indústria (CNI) e causava preocupação entre ministros e militares da Esplanada.

Alex Carreiro, ex-presidente da ApexFoto: Twitter de Alex Carreiro

O indicado, que se formou em 2008 em Comunicação Social, atuou na liderança do PSL na Câmara entre 2011 e 2013 e desde então assessorava a Secretaria Nacional de Portos.Carreiro havia substituído na presidência da Apex o diplomata Roberto Jaguaribe, que já dirigiu o departamento de promoção comercial do Itamaraty, foi presidente do Instituto Nacional de Propriedade Indústria, ministro-conselheiro na embaixada do Brasil nos Estados Unidos e embaixador brasileiro em Londres e em Pequim.

Durante o período de transição, o ministro da Economia, Paulo Guedes, tentou levar a Apex para seu “superpasta”. Guedes chegou a declarar que a agência integraria seu ministério. Mas o então indicado para as relações exteriores ganhou a queda de braço. Nesse contexto, interlocutores próximos do chanceler Ernesto Araújo avaliam que o ministro abriu um flanco de ataque contra sua gestão ao insistir no nome de Carreiro para a Apex.”

O perfil de Carreiro refletia, em certa medida, o perfil do próprio chanceler, que é um “embaixador júnior” do Itamaraty, promovido ao posto apenas em junho do ano passado.

Leia também: Incra recua e revoga ordens que paralisaram a reforma agrária

O comunicado de Ernesto Araújo

O ministro Ernesto Araújo comunicou a mudança na Apex pelo Twitter: “O Sr. Alex Carreiro pediu-me o encerramento de suas funções como residente da Apex. Agradeço sua importante contribuição na transição e no início do governo. Levei ao PR [presidente da República] Bolsonaro o nome do embaixador Mario Vilalva, com ampla experiência em promoção de exportações, para a presidência da Apex”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]