• Carregando...
Ex-ministro se reunia anualmente com empreiteira para definir o quanto ela destinaria de dinheiro para caixa dois | Albari/Rosa
Ex-ministro se reunia anualmente com empreiteira para definir o quanto ela destinaria de dinheiro para caixa dois| Foto: Albari/Rosa

O ex-ministro Antonio Palocci e o empreiteiro Marcelo Odebrecht faziam reuniões anuais para definir o montante que a empresa Odebrecht iria repassar a campanhas via caixa dois, conforme revelou a marqueteira Mônica Moura em delação premiada à Procuradoria-Geral da República. Segundo ela, essas reuniões eram chamadas internamente de Projeto Italiano e serviam para definir o valor que a empreiteira poderia oferecer para esses financiamentos não declarados no período.

De acordo com Mônica, o Projeto Italiano foi descoberto por ela durante uma de suas conversas com o executivo Fernando Migliaccio, também ligado à Odebrecht, que teria detalhado como funcionava o esquema. “Depois de estabelecido um teto, Antonio Palocci tinha plena liberdade de pedir para que os pagamentos fossem feitos para quem ele indicasse, entre essas pessoas estavam Mônica Moura e João Santana”, diz um trecho da delação, divulgada nesta quinta-feira (11) com o aval do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF).

A marqueteira relembra também que já tinha ouvido Hilberto Mascarenhas, apontado como diretor de propinas da empreiteira, reclamar de coisas do tipo “italiano já estourou a cota dele este ano”.

Não fica claro, no entanto, se o “Italiano” a que ele supostamente se referia era ao projeto ou ao próprio Palocci, já que esse era o apelido dado pela empresa ao ex-ministro. O petista já foi citado outras vezes em delações feitas à Lava Jato e segue preso preventivamente desde setembro de 2016, quando foi deflagrada a 35.ª fase da operação. Ele também aparece em outros momentos do depoimento de Mônica Moura, como quando ela relata que era ele o responsável por realizar os pagamentos via caixa dois das despesas de campanha de Dilma Roussef em 2010.

Fazendo a “Feira”

Foi durante uma dessas conversas com Magliaccio que a marqueteira teve conhecimento da chamada “Feira”, termo usado pela Odebrecht para se referir aos pagamentos de caixa 2 realizados em algumas campanhas. “Alguns pagamentos eram realizados através da rubrica ‘via feira’, caso das campanhas presidenciais, ou seja, era na realidade uma modalidade de pagamento”, explica o documento liberado pelo STF.

O apelido dado à propina é algo que os investigadores da Lava Jato já tinham descoberto anteriormente e que volta à tona a partir da delação de Mônica Moura. Além disso, ela destaca que a empresa utilizava outros termos para se referir à distribuição de valores não oficiais a candidatos. Ela conta que se deparou com anotações que relacionavam nomes de deputados e governadores que traziam a inscrição “via JD”. A sigla se referia a outra forma de pagamento, mas não especificava exatamente qual.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]