• Carregando...
 | Maruo Pimentel/AFP
| Foto: Maruo Pimentel/AFP

As operações de buscas por vítimas da lama da barragem da Vale que se rompeu em Brumadinho (MG) foram retomadas nesta tarde, conforme informou há pouco o tenente-coronel Flávio Godinho, da Defesa Civil de Minas Gerais. Os trabalhos de busca estavam suspensos desde a madrugada deste domingo, devido aos riscos de rompimento da barragem de número seis, localizada na mesma região.

O acesso a cidade também será liberado

Na madrugada do dia de hoje, os moradores das comunidades de Córrego do Feijão e Tejuco foram acordados por uma sirene de evacuação e descolocados para áreas de menor risco com a ajuda do Corpo de Bombeiros. As buscas por vítimas e possíveis sobreviventes haviam sido suspensas desde então.

Leia tambémVeja tudo que se sabe até agora sobre o rompimento da barragem em Brumadinho

Leia maisFAB procura pilotos de drones para ajudar nas operações de busca 

Há pouco o tenente-coronel da Defesa Civil afirmou à imprensa: “Retomamos para o risco um [em uma escala de uma a três de risco de rompimento]. A barragem não oferece risco para as pessoas que moram lá e nem para os bombeiros”. As pessoas evacuadas no início do dia já estão liberadas para retornar para suas casas, e as barragens continuarão sendo monitoradas, segundo Godinho. 

Segundo explicou o tenente-coronel, a retomada das buscas foi possível após a drenagem de parte da água da barragem de número seis e a diminuição de risco de acidentes. Segundo o Corpo de Bombeiros, a água da barragem está sendo bombeada para reduzir o risco. No momento, conforme o Corpo de Bombeiros, a barragem tem um volume de água equivalente a 840 mil metros cúbicos. De acordo com Godinho, se houver mudança no nível, a população será avisada.

Leia tambémPRF desmente boato sobre prisão de estrangeiros na região de Brumadinho

Leia tambémJustiça bloqueia mais R$ 5 bilhões da Vale, agora para reparar danos às vítimas

Com a diminuição do risco de rompimento da barragem, o acesso a cidade também será liberado, informa o chefe da Defesa Civil. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]