• Carregando...
No pronunciamento, Temer destacou que a escolha de Ivan Monteiro reafirma o compromisso do governo com a recuperação e a saúde financeira da Petrobras | Agência Brasil/Reprodução
No pronunciamento, Temer destacou que a escolha de Ivan Monteiro reafirma o compromisso do governo com a recuperação e a saúde financeira da Petrobras| Foto: Agência Brasil/Reprodução

O presidente Michel Temer recomendou o nome de Ivan Monteiro como novo presidente da Petrobras. Monteiro já havia sido anunciado como presidente interino da estatal no fim da tarde desta sexta-feira (1º) pelo Conselho de Administração da companhia e agora à noite foi recomendado por Temer em um pronunciamento transmitido em rede nacional. Agora, o conselho da Petrobras deve se reunir na segunda-feira (4) para aprovar e confirmar o nome de Ivan Monteiro como novo presidente.

No pronunciamento, Temer destacou que a escolha de Ivan Monteiro reafirma o compromisso do governo com a recuperação e a saúde financeira da Petrobras. “Continuaremos com a politica econômica, que nesses dois anos retirou a empresa do prejuízo e a trouxe novamente como uma das mais respeitadas no Brasil e no exterior”, afirmou o presidente.

Ele também disse que não haverá qualquer interferência política na gestão de preços da Petrobras. “Ivan Monteiro é a garantia de que esse rumo permanecerá inalterado. Tenho certeza que sua diretoria, funcionários e colaboradores alcançarão excelentes resultados para os acionistas e para todos os brasileiros.”

Monteiro já trabalha na Petrobras desde 2015 como diretor-executivo da Área Financeira e de Relacionamento com Investidores.

SAIBA MAIS: Cinco desafios que o próximo presidente da Petrobras vai enfrentar

Saída de Pedro Parente

Pedro Parente pediu demissão do cargo de presidente da Petrobras na manhã desta sexta-feira. Ele foi alvo de diversas críticas, inclusive de pessoas ligadas ao governo, por causa da política diária de reajuste de preços implantada durante a sua gestão na estatal.

Na sua carta de demissão, Parente afirmou que a sua permanência na presidência da Petrobras deixou de ser positiva e pouco contribuiria para a construção das alternativas que têm o governo. “Sempre procurei demonstrar, em minha trajetória na vida pública que, acima de tudo, meu compromisso é com o bem público. Não tenho qualquer apego a cargos ou posições e não serei um empecilho para que essas alternativas sejam discutidas.”

A saída de Parente da presidência da Petrobras começou a ser cogitada desde quando a greve dos caminhoneiros se intensificou no país. Foram 11 dias de paralisação.

Perfil

Ivan Monteiro está na Petrobras desde fevereiro de 2015 como diretor financeiro. Antes, o executivo fez carreira no setor bancário. Ele trabalhou no Banco do Brasil (BB) entre 2009 e 2015, onde chegou ao cargo de vice-presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores. Durante o período em que trabalhou no banco, também exerceu os cargos de gerente executivo da Diretoria Internacional, superintendente comercial, gerente geral nas agências em Portugal e Nova York e diretor comercial.

Sua ida para a Petrobras foi uma indicação do ex-presidente da companhia, Aldemir Bendine. Monteiro e Bendine já tinham trabalhado juntos no Banco do Brasil e quando Bendine assumiu a presidência da Petrobras, em 2015, levou Monteiro, seu braço direito, para ser diretor-executivo da Área Financeira e de Relacionamento com Investidores.

Monteiro nasceu em Manaus (AM) em 1960 e é graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações, com MBA Executivo em Finanças e em Gestão.

Seu nome foi escolhido para ser presidente da Petrobras após uma reunião feita durante a noite desta sexta pelo presidente Michel Temer com o próprio Monteiro. O novo presidente da Petrobras também é considerado um nome de confiança de Pedro Parente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]