O resultado das eleições dos Estados Unidos não vai influenciar somente a relação entre o Brasil e o país norte-americano, mas também economia brasileira.
Mas o que a gente pode esperar disso? Entenda os efeitos da eleição americana na economia do Brasil.
Os efeitos do resultado das eleições nos Estados Unidos para a economia brasileira
A mudança no comando da Casa Branca pode significar menos proximidade ideológica entre Brasil e Estados Unidos. Só que, no campo comercial, o impacto tende a ser menor.
De acordo com especialistas, a vitória dos Democratas deve alertar o Brasil para a questão ambiental. A proteção da Amazônia deve ser importante para que o país se insira de maneira competitiva no comércio internacional.
Outra mudança, seria no âmbito das relações entre os países. Atualmente, o Brasil foca em relações bilaterais, mas com a volta dos Democratas ao poder, isso poderia favorecer o Brasil nas suas relações globais.
Isso também contribuiria nas relações com a China, principal parceiro comercial do Brasil. O clima seria de menos tensões e de menor pressão sobre o Brasil.
Independente de quem vença, o Brasil ainda tem o desafio de retomar os níveis de importação e exportação com os Estados Unidos.
Porém, isso depende muito mais do próprio desempenho brasileiro do que de quem chega ao poder na Casa Branca. Especialistas destacam a retomada das reformas Tributária e Administrativa como uma das principais necessidades para realizar isso.
-
Qual será o papel estratégico dos candidatos a vice na campanha presidencial
-
Mendonça suspende análise de recursos que questionam decisões de Moraes contra Bolsonaro
-
Bolsonaro edita decreto autorizando o uso das Forças Armadas nas eleições
-
Como se não bastassem os venezuelanos, o regime de Maduro agora assassina brasileiros
Operação em Petrópolis mira irregularidades em obras após chuva que deixou 230 mortos
Mendonça suspende análise de recursos que questionam decisões de Moraes contra Bolsonaro
Como foi a leitura das cartas da USP e da Fiesp
STF julgará recursos que questionam decisões de Moraes contra Bolsonaro e apoiadores