• Carregando...
Lula
Lula pede ao TRF3 a anulação do acórdão do TCU que determinou, em 2016, a devolução de 21 presentes.| Foto: André Borges/EFE.

Ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) avaliam que uma ação movida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitando a devolução de presentes que recebeu em outros mandatos pode favorecer o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no caso das joias sauditas. A informação foi divulgada pela coluna Painel, na Folha de S. Paulo.

Lula pede ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) a anulação do acórdão do TCU que determinou, em 2016, a devolução de 21 presentes para serem incorporados ao acervo público da Presidência da República. O petista argumenta que os itens foram dados a ele como pessoa física, e não como presidente.

O TRF3 já adiou a análise do caso duas vezes desde que o caso das joias sauditas envolvendo Bolsonaro foi divulgado, segundo apuração do Painel. A defesa de Bolsonaro argumenta que as joias recebidas pelo ex-mandatário eram parte de seu acervo pessoal. Os ministros do TCU avaliam que, se no caso de Lula ocorrer a anulação do acórdão, será possível abrir uma brecha para a devolução de presentes de Bolsonaro e o enfraquecimento da investigação policial contra ele.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]