Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
"Esperando"

Alcolumbre diz que aguarda relatório de Paulinho para PL da dosimetria

Alcolumbre diz que aguarda relatório de Paulinho para PL da dosimetria
Alcolumbre afirmou que está "esperando" Paulinho da Força apresentar seu relatório para o projeto de lei da dosimetria. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou nesta terça-feira (14) que aguarda o relatório final do deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) para o projeto de lei da dosimetria, que pretende reduzir as penas dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

Questionado se já discutiu a proposta com Paulinho, o senador desconversou. “Estamos esperando o Paulinho”, disse ao entrar no plenário. O relator já declarou que a votação do PL da dosimetria na Câmara dos Deputados depende de um acordo com o Senado, que pode derrubar o projeto.

Paulinho descartou a possibilidade de uma anistia “ampla, geral e irrestrita” para evitar a rejeição do texto. A expectativa é que o relatório trate da redução de penas dos condenados pelo 8 de janeiro e pela suposta tentativa de golpe de Estado, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

VEJA TAMBÉM:

O próprio Alcolumbre articulava uma proposta intermediária sobre a dosimetria. No entanto, a Câmara aprovou o requerimento de urgência para o projeto de lei 2.162/2023 em 17 de setembro. Desde então, Paulinho tenta viabilizar a votação do mérito.

No mesmo dia da aprovação da urgência, o presidente do Senado reclamou que a pressão da oposição pela anistia torna “impossível” que a Casa trate de temas que realmente importam para a população brasileira.

Alcolumbre destacou que alguns senadores ameaçam “24 horas por dia” obstruir os trabalhos, criam “transtornos” e focam apenas em questões do Judiciário.

O deputado Paulinho da Força chegou a dizer que poderia apresentar o relatório final nesta terça-feira (14), mas, até o início da noite, o parecer não foi protocolado. “Pacificando com o Davi [Alcolumbre], nós resolvemos 90% dos problemas”, disse o relator no último dia 8.

Na semana passada, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que as votações desta semana seriam voltadas à área de educação.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.