• Carregando...
Anielle Franco
Anielle Franco diz que trágica chuva no RJ leva a “iminente tragédia” com efeito de “racismo ambiental e climático”.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial, associou a trágica chuva forte no Rio de Janeiro neste fim de semana a “efeitos de racismo ambiental e climático”. O fenômeno já provocou a morte de 11 pessoas e mobilização do governo por ajuda ao estado.

“Estou acompanhando os efeitos da chuva de ontem [sábado, 13] nos municípios do Rio e o estado de alerta com as iminentes tragédias, fruto também dos efeitos do racismo ambiental e climático”, disse Aniele nas redes sociais.

A curiosa comparação entre o tempo e “racismo” feita pela ministra rapidamente repercutiu entre opositores. O advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Fabio Wajngarten, questionou a associação: “é da mesma série do racismo dos estádios em final de campeonato”, perguntou.

A lembrança ao “racismo dos estádios” foi em referência a uma fala de uma ex-assessora da ministra no segundo jogo da final da Copa do Brasil entre São Paulo e Flamengo, em setembro do ano passado, em que ela afirmou que a torcida tricolor era “descendente de europeu ‘safade’”.

A fala da ministra de “racismo ambiental e climático” faz referência à exposição de pessoas pobres aos riscos de fenômenos naturais, segundo a antropóloga Myanna Lahsen, pesquisadora da Divisão de Impactos, Adaptação e Vulnerabilidades do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“As tendências para esses eventos aumentaram com as mudanças climáticas. Junta isso à desigualdade pré-existente e quem paga a conta com a vida e as perdas são as pessoas que menos aguentam- as mais pobres”, disse em entrevista ao Poder 360.

As fortes chuvas no Rio de Janeiro neste final de semana afetaram principalmente a Zona Norte da capital fluminense, com um recorde na precipitação acumulada, chegando a 259,2 milímetros. Um gabinete de crise foi montado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD-RJ) para acompanhar a situação na cidade e no entorno.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]