Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
"Pressão inaceitável"

Associação de juízes defende Moraes contra possíveis sanções dos EUA

Associação de juízes defende Moraes contra possíveis sanções dos EUA
Ajufe afirmou que "pressão inaceitável de autoridades diplomáticas" contra Moraes configura um "atentado à soberania nacional". (Foto: EFE/Andre Borges)

Ouça este conteúdo

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) criticou nesta quinta-feira (29) as possíveis sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes pelos Estados Unidos. Para a entidade, a iniciativa é uma forma de “coagir de forma ilegítima, e muitas vezes criminosa”, os ministros da Corte e o próprio Poder Judiciário.

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, anunciou que o governo Trump pretende impor restrições a autoridades estrangeiras acusadas de serem “cúmplices de censura a norte-americanos”. Rubio não divulgou a lista de autoridades que podem ser atingidas pelas medidas, mas ao ser questionado pelo deputado republicano Cory Mills diretamente sobre o Brasil, no último dia 21, disse que há “grande possibilidade” de Moraes enfrentar sanções.

A associação destacou que a “pressão ilegítima e inaceitável de autoridades diplomáticas” contra Moraes configura “um atentado à soberania nacional e à autonomia dos Poderes da República”. A entidade citou ainda a organização criminosa, chamada “Comando C4”, que cobrava R$ 250 mil para monitorar e executar ministros do Supremo. A Polícia Federal prendeu cinco suspeitos nesta quinta-feira (28).

VEJA TAMBÉM:

“São gravíssimos os recentes relatos sobre grupos criminosos que planejam investigar e até assassinar ministros da Suprema Corte, membros do Judiciário e outras autoridades, representando ameaça direta à integridade dessas pessoas e à estabilidade democrática”, diz o comunicado da Ajufe.

A entidade reiterou sua “total solidariedade” aos ministros do STF e reafirmou seu apoio à “atuação firme e independente da Corte, essencial na defesa da democracia, da Constituição e dos direitos fundamentais”. A associação ressaltou que “ataques, sejam de origem externa ou interna, não intimidarão o Judiciário nem ameaçarão a ordem constitucional”.

Veja a íntegra da nota da Ajufe em apoio a Moraes

"A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) vem a público manifestar profunda preocupação e absoluta repulsa diante das tentativas recentes de coagir de forma ilegítima, e muitas vezes criminosa, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o próprio Poder Judiciário.

São gravíssimos os recentes relatos sobre grupos criminosos que planejam investigar e até assassinar ministros da Suprema Corte, membros do Judiciário e outras autoridades, representando ameaça direta à integridade dessas pessoas e à estabilidade democrática. Soma-se a isso a pressão ilegítima e inaceitável de autoridades diplomáticas contra o ministro Alexandre de Moraes, configurando um atentado à soberania nacional e à autonomia dos Poderes da República.

A Ajufe manifesta total solidariedade aos ministros do STF e reafirma seu apoio à atuação firme e independente da Corte, essencial na defesa da democracia, da Constituição e dos direitos fundamentais. Declara ainda que ataques, sejam de origem externa ou interna, não intimidarão o Judiciário nem ameaçarão a ordem constitucional. A magistratura federal seguirá vigilante na proteção da justiça e da soberania nacional."

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.