i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Extrema-direita

Ato pró-Bolsonaro teve bandeira de movimento ucraniano. O que ela significa?

  • 01/06/2020 16:08
Manifestantes pró-Bolsonaro com as bandeiras do Brasil, da Ucrânia e do movimento de extrema-direita do país europeu.
Manifestantes pró-Bolsonaro com as bandeiras do Brasil, da Ucrânia e do movimento de extrema-direita do país europeu.| Foto: Leo Orestes/Estadão Conteúdo

Os atos em favor do presidente Jair Bolsonaro já se tornaram rotina aos domingos. No último final de semana, porém, as manifestações chamaram a atenção por conta de um novo símbolo. Em São Paulo, participantes do ato a favor do presidente empunhavam, além da bandeira do Brasil, uma outra, vermelha e preta. Ao centro, aparecia um tridente branco, semelhante ao que aparece no brasão da bandeira da Ucrânia.

Em entrevista à rede CNN, o embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, afirmou que trata-se de uma "bandeira histórica", que simboliza a terra fértil do país (em preto) e "o sangue que os ucranianos derramaram na luta pela sua soberania", em vermelho. Já o tridente, de acordo com ele, significa a santíssima trindade – uma forma de lembrar o príncipe Vladimir, do século 10, que levou o cristianismo à Ucrânia.

O fato, porém, é que, apesar das negativas do governo de Kiev, a bandeira foi apropriada por um grupo de extrema-direita atuante no país desde 2013. Trata-se do Pravy Sektor (Right Sector, em inglês), que reúne movimentos ultra-nacionalistas ucranianos e que acabou se transformando em partido político.

A atuação mais célebre do Pravy Sektor, entretanto, ocorre fora do ambiente institucional. Em 2014, o grupo participou da onda de protestos que derrubou o então presidente Viktor Yanukovych, considerado um aliado russo.

Naquele ano, em entrevista à rede britânica BBC, um dos integrantes do Pravy Sektor afirmou que uma das ideias populares entre seus integrantes era a de uma "nação única" e "limpa". "Não como foi sob Hitler, mas um pouco como era naquela época, da nossa própria maneira", explicou.

Recentemente, os integrantes de setores da extrema-direita têm participado de grupos paramilitares que lutam, na região Leste do país, contra separatistas russos.

Brasil tem "caldeirão de símbolos descoordenados", diz pesquisadora

No Brasil, o uso da bandeira que representa o Pravy Sektor causou estranheza não só por tratar-se de um símbolo de um país tão distante, mas também porque as manifestações pró-Bolsonaro têm, usualmente, manifestantes empunhando a bandeira de Israel.

Daniele Dionísio, professora do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, explica que a apropriação e transformação de significados de símbolos é recorrente na História. Além disso, com frequência um mesmo símbolo é utilizado para fins completamente distintos em lugares e tempos históricos diferentes.

"Algumas pessoas vão se apropriar desses símbolos estrangeiros sem saber na forma e no conteúdo o que eles representaram na origem. O objetivo é construir um ato discursivamente agressivo, chamar a atenção. Não estou dizendo que, com isso, não se propaguem os mesmos valores. Na perspectiva brasileira, é como se estivéssemos em um caldeirão de símbolos que são descoordenados e antagônicos", diz.

Um dos manifestantes que exibiu o símbolo ucraniano nas manifestações do último domingo, porém, parecia saber exatamente do que se tratava. Ao blog Saída pela Direita, da Folha de S. Paulo, o instrutor de segurança Alex Silva explicou que mora em Kiev, e que acabou retido no Brasil por conta da pandemia.

Simpatizante de Bolsonaro, Silva diz não ser formalmente ligado ao Pravy Sektor. O brasileiro afirma atuar coordenando uma espécie de linha auxiliar do governo ucraniano no combate aos rebeldes, na região Leste do país, mesmo campo de atuação da organização. "É uma bandeira antiga, não tem nada de nazista", garantiu ao jornal paulista.

Além da bandeira: blogueira bolsonarista promoveu ato com estética da Ku Klux Klan

Esta não é a primeira vez que símbolos relacionados a movimentos neonazistas e de supremacistas brancos aparecem em movimentos de apoiadores de Bolsonaro.

Também no final de semana, a ativista Sara Winter comandou um ato contra o Supremo Tribunal Federal (STF). Em Brasília, cerca de 30 participantes da manifestação foram até a sede do Supremo carregando tochas, vestindo máscaras e roupas pretas – estética semelhante à do grupo supremacista branco Ku Klux Klan, dos EUA.

Na semana passada, Winter foi um dos alvos de uma operação da Polícia Federal que apreendeu computadores e celulares de suspeitos de disseminar notícias falsas. A ação, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, ocorreu no âmbito do inquérito do STF que investiga a propagação de fake news e ameaças contra a Corte e seus membros. Nesta segunda (1), a ativista foi alvo de nova ação da PF.

A propósito da mesma operação, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, fez uma referência no sentido oposto. No Twitter, o ministro comparou os mandados de busca e apreensão à Noite dos Cristais, em que judeus foram mortos e sinagogas foram destruídas por oficiais nazistas. As declarações foram repudiadas pela Embaixada de Israel.

Secretário de Bolsonaro foi demitido após fazer alusão ao nazismo

Dentro do próprio governo já houve manifestações de alusão a movimentos fascistas. Em janeiro deste ano, o então secretário da Cultura, Roberto Alvim, foi demitido após a divulgação de um vídeo que tinha estética semelhante à do nazismo.

Nesta segunda-feira (1), o próprio presidente Jair Bolsonaro publicou, em suas redes sociais, um vídeo em que há menção a uma frase célebre de Benito Mussolini, que liderou o regime fascista na Itália. Na semana passada, por sua vez, um de seus filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, afirmou que é apenas uma "questão de tempo" para que haja uma ruptura institucional no país.

Na opinião de Francis Ricken, advogado e professor da Escola de Direito e Ciências Sociais da Universidade Positivo, as declarações de viés autoritário proferidas pelo presidente e seus aliados políticos acabam incentivando grupos que também têm posturas intolerantes a se manifestarem.

"Membros do governo aproximam, frequentemente, fatos do cotidiano com o que houve na Segunda Guerra Mundial. Aquele foi o período mais sangrento do continente europeu", diz. "O presidente foi legitimamente eleito, mas não pode tudo. É papel das instituições cercear esses posicionamentos autoritários", conclui Ricken.

63 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 63 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    Luiz

    ± 20 horas

    Que matéria tendenciosa hein Gazeta? "Klu Klux Klan de preto"... "Ucrânia nazista"... A única menção real a algo próximo do nazismo aí é o caso do maluco do Alvim. A única! Tão querendo competir com a Folha ou com a Fórum?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      Austríaco-PR

      ± 2 dias

      Jornalismo lamentável. Em termos de comportamento autoritário, ninguém supera o STF. A jornalista esqueceu de relatar que o inquérito das fake news é ilegal e que os acusados não tem acesso aos documentos do processo. Todas as ações do Bolsonaro e falas são no sentido de reduzir o tamanho do estado e aumentar as liberdades individuais, posição que é oposta ao nazismo e ao que parece que a jornalista defende, que por sinal me lembrou a máxima de Lenin: acuse-os do que nós somos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • G

        Guilherme Barbosa Zemczak

        ± 3 dias

        Cancelando minha assinatura após a leitura dessa notícia. Uma jornalista formada no Parana, estado que possui a maior colônia ucraniana, poderia ter entrevistado representantes e associações que explicariam que o símbolo em questão é do tempo de Vladimir Sviatoslavich, durante a cristianização da Kievan Rus, em 988d.C. Esse símbolo sempre esteve na imagens oficiais da Ucrania, inclusive no brasão da seleção ucraniana de futebol. O símbolo apropriado pelo "Pravy Sektor" é um símbolo alterado, ora contendo uma espada, ora contendo fuzis. Interessante também omitir nessa matéria é a lei que bane símbolos Nazistas e Comunistas no país. No dia 29/07/19 esse jornal publicou matéria sobre isso

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • S

          SILVIO MACIEL ROCHA

          ± 3 dias

          Matéria tendenciosa

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • C

            CadêCloroquina?

            ± 3 dias

            Tosco. Pessoas sem cultura.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • G

              Gabriel Jolo

              ± 3 dias

              Fake News! O logo do grupo de extrema-direita ucraniano não é o mesmo, eles adaptaram uma espada ao centro. Fake news!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • E

                Eduardo Pekush

                ± 3 dias

                Pô, Gazeta, replicando matéria da FSP

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  José Francisco

                  ± 3 dias

                  A gazetinha está se transformando no brasil 247. Daqui a pouco vai ter propaganda do exército chinês?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • D

                    D. L. Paiva

                    ± 3 dias

                    A manifestação não tem dono, não tem gerente, não tem organizador. Vai quem quer e se manifesta como quiser. Cada um deve ser responsabilizado por sua manifestação e não a manifestação pela participação do todo.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • L

                      Leonardo Santana

                      ± 3 dias

                      A matéria foi de uma forçação de barra que não tem tamanho. É uma pena por que só faz desmerecer o trabalho sério que a gazeta vem tentando fazer. Infelizmente nem todos os jornalistas da gazeta tem o mesmo padrão de qualidade.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        Joao F

                        ± 3 dias

                        "estética semelhante à do grupo supremacista branco ** Klux Klan". "Estética semelhante", Giulia Fontes? Trabalhemos seriamente, vamos?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • I

                          IvoHM

                          ± 3 dias

                          Ei, Giulia, responda ao APJr, lá embaixo.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Marcelo

                            ± 3 dias

                            Isso quer dizer que está faltando matéria pro jornal no Pós-pandemia.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • T

                              Tania Mara Amaro

                              ± 3 dias

                              Até tu, Gazeta do Povo. Divulgando fake news? Seriamente pensando em cancelar a assinatura. A imprensa tem cavado a própria sepultura.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Leandro Bezerra

                                ± 3 dias

                                Esse tipo de matéria me encoraja a cancelar minha assinatura. Pura Fake news.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • S

                                  Sr. Walker

                                  ± 3 dias

                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • C

                                    Cris Bispo

                                    ± 3 dias

                                    Que forçasão de barra. Pior matéria que já li no jornal. Socorro! Espero não ver mais nada do gênero por aqui. Já li várias opiniões contrárias às minhas no jornal mas essa criação de factóide foi digna de blog PSOLista.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • P

                                      peace!

                                      ± 3 dias

                                      quando estava o pt ,diziam que a nossa bandeira nunca seria vermelha, agora que estão no poder botaram um tridente, então essa gente tem pacto com o demônio!!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • L

                                        Luzalvo

                                        ± 3 dias

                                        A extrema imprensa e extremo jornalismo falando m. de novo. Vá estudar Giulia, ultimamente Gazeta dando vergonha alheia com seu time de jornalistas da extrema esquerda.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          Juan Pablo da Cruz

                                          ± 3 dias

                                          Viva a era digital. Nenhuma árvore foi derrubada para publicar es ta bos ta em papel.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            RAMON TOLEDO DEL RIO

                                            ± 3 dias

                                            Vocês estao errados. A bandeira extremista tem uma outra figura no centro, uma espada. A usada no domingo tem um símbolo que representa a santíssima trindade. Fakenews, Gazeta? Vocês deveriam se retratar.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • C

                                              Cris Bispo

                                              ± 3 dias

                                              Eu já ía procurar. Obrigada por já esclarecer.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • W

                                            Walbert

                                            ± 3 dias

                                            Um mistura de informações engana os menos informados. Mas o Brasil acordou. O presidente não tem nada a ver com nazismo. Há ministros hebreus e o Brasil caminha junto com Israel e e Manhattan. Discordo da posição do autor da matéria. O autor está enganad, mal informado ou tem um viés político sendo externado jocosamente.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • C

                                              CadêCloroquina?

                                              ± 3 dias

                                              Tosco!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • S

                                            STF

                                            ± 3 dias

                                            Nossa bandeira não é vermelha, não é de Cuba, não é da Ucrânia, não é dos EUA e nem de Israel. Nossa bandeira é verde amarela. Ideologia é uma distração da direita e da esquerda para a incompetência em lidar com os problemas reais. Acorda povo!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • T

                                              TIAGO SILVA

                                              ± 3 dias

                                              Cenas lamentaveis de seculos atras que ainda se repetem. O povo desinformado, desiludido e pouca fe que encontram outros em mesma situacao e seguem para essas cenas deprimentes. Facismo, Comunismo NAzismo, ja mostraram que sao pontos baixos na humanidade, pq ainda insistir?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • R

                                                Rubens Farias

                                                ± 3 dias

                                                Por pura ignorância, falta de educação falta de conhecimento histórico.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • G

                                              Gabriel Schneider

                                              ± 3 dias

                                              Incrível como a mídia tradicional é especialista em inverter os fatos. Foram sempre acostumados a manipular as informações, porque havia um monopólio. Porém agora existem outros canais descentralizados que o povo está utilizando para se informar. O poder de influência de vocês acabou. Estão iguais os taxistas esperneando e jogando sujo quando teve a chegada dos apps de transporte. A realidade agora é outra, vocês perderam. Estão passando vergonha todo mundo está vendo.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • C

                                                CARLOS

                                                ± 3 dias

                                                Pelo amor de Deus! Movimentos passados empunharam bandeiras vermelhas com foice e martelo e a imprensa nada documentou! O movimento ucraniano significa que não toleraremos nada que não seja verde e amarelo!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                2 Respostas
                                                • R

                                                  Rubens Farias

                                                  ± 3 dias

                                                  Carlos você conhece alguma coisa sobre a história da Ucrânia, sabe pelo menos onde fica? Esse repentino uso da bandeira da Ucrânia em passeatas tem haver com a ex-prostituta (ela mesmo disse que era) que já foi terrorista de extrema esquerda e agora é de extrema-direita, ou seja uma oportunista querendo um cargo político ( ela foi candidata a deputada na eleição pasdada).

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • S

                                                  STF

                                                  ± 3 dias

                                                  É a mesma coisa. A bandeira do Brasil é uma só.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                Julio Weiler

                                                ± 3 dias

                                                Eu me lembro desse movimento. Foi o que o Glenn Greenwald foi pago para falar mal do presidente da Ucrânia, inclusive ele se aliou a grupos nazistas. E agora paga de bonzinho aqui no Brasil, preocupado com a justiça

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • C

                                                  Carlos Bittencourt

                                                  ± 3 dias

                                                  Vc demorou um dia para fazer essa péssima matéria mantendo a mesma narrativa mentirosa!! Vc tinha que pelo menos perder um tempo para pesquisar a bandeira do movimento de extrema direita que é outra! Lamentável!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • M

                                                    Marcus Vinicius de Andrade

                                                    ± 3 dias

                                                    Reportagem da série "Bobajeiras que não me interessam".

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • T

                                                      Thiago Ximenes

                                                      ± 3 dias

                                                      Sério?! Esperava mais de uma repórter da Gazeta do Povo...

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • A

                                                        APJr

                                                        ± 3 dias

                                                        Interessantíssimo !!!! Quando PT, PSOL, PSB, PC do B, MST, MTST, CUT e seus puxa.dinhos andavam por aí com uma bandeira vermelha - cópia explícita da bandeira comu.nista da Rússia onde morreram mais de 60 milhões de pessoas assa.ssinadas pelo crimi.noso regime comunista - nenhuma dessas Giulias eu vi criticando, ou fazendo uma reportagem como essa. Quando punham fogo em pneus e impediam rodovias, também não vi. Quando se reuniam em Brasilia, quebravam tudo, agrediam a polícia, também não. Agora, basta alguém fazer uma homenagem à bandeira a Ucrânia pra essa ra.ça esquer.dista sair falando boba.gens e metendo o pau. Ora, que vá catar coquinhos essa esquer.dalha po.dre e ven.dida ...

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • I

                                                          Inô Gazotti

                                                          ± 3 dias

                                                          Gazeta da Folha de São Paulo ou Gazeta do Estado de São Paulo? por que não declaram que apoiam os comunista? por que não falam da foice e do martelo?

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • E

                                                            Eden Lopes Feldman

                                                            ± 4 dias

                                                            Incrível a desfaçatez desta notícia, associando a atos de repúdio a ** Klux Kan por simplesmente portarem tochas e vestimentas com o objetivo de protestar. E pior ainda, associando um simples portador de uma bandeira a um movimento. Na verdade, a própria jornalista se descredencia do comentário ao explicar esta participação . E a manchete, é digna das melhores do Estadão. Aliás, dizem que hoje é dia da imprensa. Para mim, mais um dia de noticias tendenciosas. Com raras exceções. Dos que ainda noticiam, e não fazem demagogia com palavras .

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • L

                                                              LEONARDO BARBASKI

                                                              ± 4 dias

                                                              Porque ninguém fala que os Bolsonaristas são nacionalistas, ao invés de empurrar essa narrativa de fascismo e nazismo a todo momento? Inclusive é pelo fato de eles serem anti-globalistas e a favor das coisas nacionais, cultura brasileira e anti-estrangeiros. E isso nenhum bolsonarista falaria que não. Porém, nacionalismo seja de direita seja de esquerda é ruim. E isso é diferente de ser tradicional, conservador ou patriota. Ser nacionalista é ser burro, a Dilma e o Mantega fizeram e o Geisel-Delfim Netto também, ambos quebraram o Brasil.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              2 Respostas
                                                              • C

                                                                CadêCloroquina?

                                                                ± 3 dias

                                                                MateusMS: Quem apoia o atual governo não tem semancol suficiente, nem espelho em casa. Toscos!

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                              • M

                                                                MateusMS

                                                                ± 3 dias

                                                                Quem apoia o atual governo não é NACIONALISTA, é PATRIOTA.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • C

                                                              Celito Medeiros

                                                              ± 4 dias

                                                              Por que os UCRANIANOS fazem parte da História deste País. Lhes foram prometidas Terras, como a outros imigrantes, nada receberam, mas foram à luta com coragem, dignidade e muito trabalho, especialmente em nosso Estado do Paraná. PARABÉNS a todos os UCRANIANOS, poloneses, italianos, alemães, japoneses, espanhóis, franceses, holandeses e todos os demais que fazem este BRASIL de todas as raças, de todas as etnias, de todas as cores e gêneros como NENHUM outro país!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • J

                                                                JJP

                                                                ± 4 dias

                                                                O povo ucraino foi um dos povos mais MASSACRADOS na história, mais oprimidos, mais sofridos, que VERGONHA essa reportagem da gazetinha...... VERGONHA!

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • J

                                                                  JJP

                                                                  ± 4 dias

                                                                  A repórter é um lixo, não faz nenhuma pesquisa de história, só fala mierda..... O Príncipe Wladimir (958 - 1015 AD) levou o cristianismo à Ucrânia. O Tridente representa a Santíssima Trindade. O negro representa a terra. O vermelho representa o sangue ucraino. PARA de falar bobagem!

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  2 Respostas
                                                                  • M

                                                                    MateusMS

                                                                    ± 3 dias

                                                                    Giulia Sbaraini Fontes: não disfarça não. seu texto é pra dizer que a bandeira é de extrema direita, o que é MENTIRA. não adianta fazer contorcionismo.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • G

                                                                    Giulia Sbaraini Fontes

                                                                    ± 4 dias

                                                                    Olá, JJP, tudo bem? Aqui é a Giulia, que escreveu a reportagem. Essa interpretação da bandeira, que você mencionou, está no segundo parágrafo. Mais adiante na matéria, uma especialista que entrevistei explica como símbolos podem ganhar significados distintos dependendo do contexto, o que não invalida o sentido anterior (esse que você mencionou). Obrigada pela leitura.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • E

                                                                  Eduardo Soares

                                                                  ± 4 dias

                                                                  Qualquer coisa é motivo. Ate copo de leite. Beira o ridiculo. Repeticao de uma narrativa. A tecnica é velha e tem origem conhecida.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • M

                                                                    Marko

                                                                    ± 4 dias

                                                                    A gazeta tem umas pessoas para escrever aí que pelamor hein... Péssimas.. Deve ser por "pedágio ideológico" né... Só texto ruim dessa giulia aí.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • F

                                                                      FAGNER DUSTIN SILVA GAMONAL BARRA

                                                                      ± 4 dias

                                                                      A matéria deixa muito claro que o símbolo é usado como resistência a uma opressão estrangeira, apesar de tentar associar o hoje partido que a usa como de extrema-direita. Mas na segunda parte mistura tudo e deixa implícito que, sim, quem usa o símbolo é neonazista. Como afirmar uma coisa que não é na primeira parte e dizer depois que é na segunda parte? Péssimo texto que busca desinformar o público leitor. Um pena vê-lo na Gazeta.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • F

                                                                        FAGNER DUSTIN SILVA GAMONAL BARRA

                                                                        ± 4 dias

                                                                        A matéria deixa muito claro que o símbolo é usado como resistência a uma opressão estrangeira, apesar de tentar associar o hoje partido que a usa como de extrema-direita. Mas na segunda parte mistura tudo e deixa implícito que, sim, quem usa o símbolo é neonazista. Como afirmar uma coisa que não é na primeira parte e dizer depois que é na segunda parte? Péssimo texto que busca desinformar o público leitor. Um pena vê-lo na Gazeta.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • M

                                                                          Marko

                                                                          ± 4 dias

                                                                          mídia estúpida!!!!! Ngm fala nada quando dessas acusações absurdas contra o governo, sempre tentam emplacar essa narrativa de neonazista, nem existe esse negócio de neonazista kkk E outra, sempre podem falar que o governo é nazista né, aquele episódio das pessoas orando e os jornais noticiarem como saudação nazista foi demais hein, ta louco.. E kd que o tofolli, o STF, se pronuncia diante dessas fakes?!?!?! ah mas é site de esquerda, aí pode...... a grande maioria virou militante sim!!! O jornalista que fez a afirmação ABSURDA E IGNORANTE sobre a bandeira da ucrânia, nem se retratou direito, lacrominion iinútil!

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • Z

                                                                            Zyss

                                                                            ± 4 dias

                                                                            Fake News, mas extrema imprensa (sim, a gazetinha do Moro foi incluída) pode fazer sem problemas.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • F

                                                                              Fernando

                                                                              ± 4 dias

                                                                              Ai aparece o jovem de 45 anos, com camisa do Che Guevara, que mora na casa do pai até hoje. Cursando faculdade de letras a 25 anos. Dizendo que é isso um grupo de extrema direita radical muito pior que a extrema esquerda. BRASIL SIL SIL SIL

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • B

                                                                                Breno

                                                                                ± 4 dias

                                                                                LIXO DE MATÉRIA!

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                • A

                                                                                  Alisson

                                                                                  ± 4 dias

                                                                                  Como pode um artigo conter tanta desinformação assim. Se a criatura que escreveu essas baboseiras nesse artigo tivesse uma mínima noção que uma das maiores comunidades Ucranianas fora da Ucrânia se encontram no Brasil, e que os Ucranianos sofreram horrores nas mãos de regimes genocidas (de esquerda pra variar), esta "jornazista" ******* não escreveria tantas asneiras assim.

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                  • G

                                                                                    Gabriel Leite

                                                                                    ± 4 dias

                                                                                    Mesmo depois do embaixador ucraniano explicar continuam insistindo na narrativa. Vergonhoso.

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    • G

                                                                                      Gleyson Nascimento

                                                                                      ± 4 dias

                                                                                      As bandeiras são ligadas ao Nacionalismo ucraniano, que tem a ver com a luta pela própria existência. Uma apropriação por um grupo não muda o significado dela.

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                      • E

                                                                                        Edivaldo S

                                                                                        ± 4 dias

                                                                                        É tanta informação e desinformação, que se você vestir uma camiseta com as iniciais do seu nome ou do seu filho, ou você será chamado de nazista, racista, facista, bolsonarista, lulista, ista, ista, ista....

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        • C

                                                                                          CSG

                                                                                          ± 4 dias

                                                                                          Significa que é um grupo radical de extrema direita. São muito piores que a extrema esquerda.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          2 Respostas
                                                                                          • F

                                                                                            FAGNER DUSTIN SILVA GAMONAL BARRA

                                                                                            ± 4 dias

                                                                                            Por favor, nomeie os grupos radicais de extrema direita no Brasil e as atividades empreendidas que tenham causado dano ao patrimônio público ou ferimentos em opositores. Fiquei preocupado.

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                          • A

                                                                                            Afonso Celso Frega Beraldi

                                                                                            ± 4 dias

                                                                                            Vai aprender o que eh primeiro, analfabeto

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                        • A

                                                                                          Aquino Rêgo

                                                                                          ± 4 dias

                                                                                          E os 300 de Espanta? Ridículo

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          1 Respostas
                                                                                          • C

                                                                                            Celson Luiz Corso

                                                                                            ± 4 dias

                                                                                            Não seria o Vermelho e Preto do Athletico ? O Petraglia (que não tem medo de ninguém) que se cuide....

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                        Fim dos comentários.