Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
"Ruim ou péssimo"

Avaliação negativa do STF sobe para 36%, diz Datafolha

Avaliação negativa do STF sobe para 36%, diz Datafolha
Pesquisa Datafolha foi feita após Moraes determinar o uso de tornozeleira eletrônica para Bolsonaro, mas antes da ordem de prisão domiciliar. (Foto: Rosinei Coutinho/STF)

Ouça este conteúdo

A pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (5) mostra que a avaliação negativa do trabalho dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) chegou a 36%, enquanto a aprovação é de 29%. Outros 31% consideram a atuação dos magistrados regular e 4% não souberam responder.

O levantamento foi feito nos dias 29 e 30 de julho, antes de o ministro Alexandre de Moraes decretar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Contudo, Moraes já havia imposto uma série de medidas cautelares ao ex-mandatário, entre elas, o uso de tornozeleira eletrônica.

No dia 18 de julho, o ministro apontou que Bolsonaro e o filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), estariam articulando sanções contra autoridades brasileiras com o governo dos Estados Unidos na tentativa de obstruir a tramitação da ação penal que apura a suposta tentativa de golpe de Estado.

VEJA TAMBÉM:

O resultado da nova pesquisa representa um aumento de 8 pontos percentuais entre os que consideram a atuação da Corte ruim ou péssima na comparação com o levantamento realizado em março de 2024, quando 28% dos entrevistados reprovavam o trabalho do STF.

Na ocasião, o trabalho do Supremo era aprovado por 29%, visto como regular por 40% e outros 3% não opinaram.

Metodologia

O Datafolha entrevistou presencialmente 2.004 pessoas, em 130 municípios, nos dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.