i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Cargos no governo

Caso Banco do Nordeste põe em suspeição credibilidade do “banco de talentos” de Bolsonaro

  • Brasília
  • 10/06/2020 16:58
Esplanada dos Ministérios, em Brasília: banco de talentos foi criado para ajudar o governo a escolher nomes técnicos para cargos na administração pública.
Esplanada dos Ministérios, em Brasília: banco de talentos foi criado para ajudar o governo a escolher nomes técnicos para cargos na administração pública.| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A relação ganha-ganha que o presidente Jair Bolsonaro estabeleceu com o Centrão em busca de apoio político colocou em suspeição o chamado "banco de talentos" do governo federal. A aliança garante ao Planalto mais votos no Congresso. Em contrapartida, os parlamentares podem indicar livremente pessoas de sua confiança para ocupar cargos dentro da estrutura federal. É o famoso "toma-lá-dá-cá" que Bolsonaro tanto criticou durante a campanha eleitoral e no primeiro ano de seu mandato.

Em maio do ano passado, o governo criou por decreto o Sistema Integrado de Nomeações e Consultas (Sinc), uma ferramenta de análise de indicações para cargos e funções de confiança na administração pública federal. A expectativa com o "banco de talentos" era transformar a controversa distribuição de cargos no governo em um modelo transparente, técnico e aberto até mesmo a integrantes da oposição.

Mas a indicação de um nome investigado por irregularidades para ocupar a presidência do Banco do Nordeste pôs um ponto de interrogação em todo esse esforço. Alexandre Borges Cabral, apontado como apadrinhado político do Centrão, ficou menos de 24 horas na direção do banco. Chegou a ser empossado no dia 3 de junho, mas foi exonerado em seguida após reportagem do jornal O Estado de São Paulo revelar que ele era investigado por contratações suspeitas na Casa da Moeda, estatal que ele presidiu entre 2016 e 2019. O prejuízo teria chegado a R$ 2,2 bilhões.

“Os critérios que serão aplicados no banco de talentos foram criados pela CGU [Controladoria-Geral da União]. A pessoa tem que ter ficha limpa, curso superior e não pode ser parente de algum político. A partir daí, olha-se a parte técnica e as informações são passadas ao ministro correspondente, para que ele tome uma decisão”, destacou o ex-deputado Carlos Manato, que exercia a função de secretário da Casa Civil para a Câmara, na época da criação do Sinc.

Mas, na prática, a medida parece que não emplacou. A Gazeta do Povo conversou com deputados de diferentes partidos que compõem o Centrão, e ouviu deles que o "banco de talentos" pouco — ou mesmo nada — avançou além do prometido no início do ano passado.

"Nunca indiquei ninguém por meio desse banco e não sei de ninguém que tenha indicado. Lembro da proposta, do anúncio, mas isso não está no nosso dia a dia. É algo que não teve prosseguimento", afirmou o líder do Solidariedade na Câmara, deputado Zé Silva (MG). "Não soube disso, não fiz parte", acrescentou o deputado Capitão Augusto (PL-SP), presidente da Frente Parlamentar de Segurança, a chamada "bancada da bala". "Isso sequer aconteceu", disse o deputado Hildo Rocha (MDB-MA).

Na prática, indicações convencionais

O sistema prometido pelo governo Bolsonaro em 2019 não substituiu o modelo habitual das indicações políticas para a estrutura federal: políticos com influência (e interesses) apresentam nomes aos responsáveis pelas nomeações, que efetivam as contratações.

Bolsonaristas alegam que o governo atual se diferencia dos anteriores por exigir condições técnicas dos indicados — o "banco de talentos" — e também por não fazer a concessão de ministérios com "porteira fechada" — isto é, ceder a um partido ou grupo político desde o cargo de ministro até as funções dos escalões inferiores.

É por meio desse sistema que as nomeações recentes de apadrinhados do Centrão teriam se consolidado no governo. Como Garigham Amarante Pinto, escolhido pelo PL e que se tornou diretor de ações educacionais do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), e Fernando Leão, o novo diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), referendado pelo PP.

O modelo informal de seleção e contratação de funcionários em cargos comissionados conta até mesmo com os mecanismos "paralelos" de investigação rotineiramente citados pelo presidente Bolsonaro, e que foram mencionados por ele na reunião ministerial de 22 de abril.

Apelidada da "Abin palalela", numa referência à Agência Brasileira de Inteligência, a rede bolsonarista inclui servidores distribuídos em diferentes órgãos e mesmo pessoas que estão fora da gestão pública. Foi para este grupo que Bolsonaro pediu um dossiê sobre a relação entre o empresário Carlos Wizard Martins e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), rival do presidente. Wizard havia sido indicado para ser o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, mas desistiu da função antes mesmo da posse.

Ms até a "Abin paralela" de Bolsonaro tem suas falhas. Os sistemas de monitoramento formais e informais não detectaram problemas na vida pregressa de Alexandre Cabral, escolhido para comandar o Banco do Nordeste. Segundo a revista Veja, ele fora indicado para o posto por Valdemar Costa Neto, ex-deputado federal condenado no escândalo do mensalão e figura influente no PL. Cabral é investigado no Tribunal de Contas da União (TCU) pelas irregularidades que teria cometido na Casa da Moeda.

Atual responsável por fazer a intermediação entre Planalto e Congresso e gerenciar as demandas por cargos, o ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, diz que as contratações sob sua alçada se dão após consulta ao "banco de talentos". Ele falou a respeito em carta divulgada em maio deste ano, quando justificou a colegas das Forças Armadas a necessidade da aproximação do governo com o Centrão.

Ramos sustentou que as nomeações ocorrem “após intensa pesquisa da vida pregressa do indicado, sob aspectos morais, jurídicos e político-ideológicos, realizada pelo Sistema Integrado de Nomeações e Consultas (SINC).”

"Banco de talentos" para servidores tem 58 mil currículos

À parte do sistema para contratação de comissionados com vínculos políticos, o governo tem outro "banco de talentos" — este, voltado a servidores concursados, que desejam transitar entre diferentes braços da administração federal.

O sistema é gerenciado pelo Ministério da Economia e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem, hoje, 58 mil currículos em sua base. É aberto a todos os servidores da estrutura federal. Foi lançado em 2018, ainda no governo Michel Temer, e sua versão atual está no ar desde setembro do ano passado.

"O uso crescente da plataforma desde sua criação indica que os objetivos estabelecidos em seu lançamento têm sido alcançados. A expectativa, além disso, é que o aprimoramento gradual da ferramenta ofereça cada vez mais funcionalidades e promova integração com os demais processos de gestão de pessoas", afirmou o Ministério da Economia sobre o sistema, em nota enviada à Gazeta do Povo.

29 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 29 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    MF

    ± 0 minutos

    Por mais que eu apoie e torça pelo governo, isso aí já é demais. Unir-se ao Centrão como fez o PT é inadmissível. Votei em Bolsonaro por muitas razões e até agora ele tem sido fiel ao que prometeu, mas essa união com o Centrão é absolutamente nojenta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • pradojoseeduardo@gmail.com

      ± 20 horas

      Os ******** de plantão estão eufóricos, acham que todos são da mesma laia de ladrões que devotam fidelidade canina, podem torcer contra, podem enfiar o dedo no olho e rasgar que o Brasil seguirá em frente apesar de vocês, hipócritas degenerados, incluindo o autor da matéria.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • F

        FB

        ± 23 horas

        O Bolsonaro está apelando até para colocar Petistas de volta para dentro do governo. Lamentável, esse governo acabou. Nasceu o bolsopetismo.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • S

          Sergio

          ± 2 dias

          Bolsonaro serviu bem para afastar os petistas (corruptos foram as operações lava jato e a justiça) e os simbolismos baratos da esquerda. E só. Ninguém votou porque era um gestor competente. Isto, era um risco e veio a confirmar que só serve a um mandato. Dois será um estrago danado.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • F

            Freitas

            ± 2 dias

            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • D

              d'Amortan

              ± 2 dias

              O que podemos dizer disto tudo é: lamentável! Bolsonaro jogou no lixo uma das maiores chances de mudar este país, mas, além de não o fazer, manchou-se ao fazer várias e várias concessões. Já não sei mais o que acontecerá deste país nos próximos anos.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • R

                Rodrigo Gomes

                ± 2 dias

                Lamentavelmente, o governo do Presidente Bolsonaro fica cada dia mais parecido com a pestilenta era lulo/petista. Ainda restam grandes ministros, mas temo pela continuidade deles.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • I

                  IvoHM

                  ± 2 dias

                  Estou desgostoso com o Bozo. Depois que ele se aliou ao Centrão, só porquê o STF, O Nhonho, o Alconhonho, a mídia e o Frutas se aliaram para derrubá-lo e ele não estava conseguindo governar, não dá mais para apoiá-lo. O certo era ele dizer "Não brinco mais", renunciar junto com o Mourão, e o Nhonho assumir. Depois, voltaria a se candidatar em 2022 e torceria para que elegêssemos um Congresso decente. Aí, todos os comentadores oposicionistas ficariam satisfeitos. Dãããã. Ah sim, quantos casos de corrupção no Governo Federal foram relatados até o momento? E nos governos estaduais e municipais pelo vírus chinês?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  3 Respostas
                  • M

                    Marco Polo

                    ± 1 dias

                    Alexandre Martins: Prezado Alexandre, o rouba, nesse caso, só faz sentido nas cabeças de quem gostaria que isso acontecesse. É puro desejo de quem opta para ver o quanto pior melhor. Pressuposto característico de quem não tem sequer capacidade de respeitar a parcela da sociedade que, democraticamente, optou por esse governo e tenta produzir para o melhor para o País. É triste mas é fato, temos uma parcela de cidadãos não adequados à vida em sociedade!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • A

                    Alex Martins

                    ± 2 dias

                    Rsrs, “se gritar pega ladrão, não fica um do Centrão”. Agora o discurso mudou: pode roubar um pouquinho se for para o Governo não cair. Quanta hipocrisia!!!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marco Polo

                    ± 2 dias

                    Exato IvoHM, a mediocridade não consegue entender que não existem tantos idiotas do lado de cá. Tentam inviabilizar o gorno para ele cair, sem luta, abandonar os mais de 57 milhões que confiaram na capacidade de ele levar a cabo sua pauta, custe o que custar, se desvencilhando ou se utilizando do meio sujo, podre e venal, sem entretanto permitir a ladroeira que tanto sentem, abstinência que faz a “resistência” desses brasileiros limitados acostumados às tetas do governo!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • F

                  Freitas

                  ± 2 dias

                  NOVO MINISTÉRIO >>> Maiores Doadores do Fábio Faria >>> JBS S/A R$1,100,000 - BANCO BTG PACTUAL S.A. R$250,000 - MRV ANCONA II INCORPORACOES LTDA R$100,000 - ITAÚ UNIBANCO S.A. R$50,000 (ATLAS POLÍTICO) .

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • F

                    Freitas

                    ± 2 dias

                    https://www.oantagonista.com/brasil/o-pt-voltou/?desk

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • C

                  CARLOS ROBERTO TEIXEIRA

                  ± 2 dias

                  Falou que ia dar só cargos do 2º e 3º escalão agora já criou um novo Ministério só para agradar o centrão. Que vergonha e decepção.No começo era para ter só 15 Ministérios para economizar já está em 23 Ministérios. E vai criar mais pois este centrão para dar apoio vai querer sempre mais e mais. Sempre foi assim.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • F

                    Freitas

                    ± 2 dias

                    https://www.oantagonista.com/brasil/o-pt-voltou/?desk

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • C

                  CARLOS ROBERTO TEIXEIRA

                  ± 2 dias

                  Eu e toda a minha família votamos no Bolsonaro pois ele pregava que nunca ia fazer o toma lá da cá e criticava muito este centrão. Agora é só acertos e acertos . Que decepção pensei que tinha mudado, no Brasil são todos iguais. Nunca mais terá nossos apoios.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marco Polo

                    ± 2 dias

                    Bolsonaro tem a obrigação de defender o povo que lhe deu os votos para Presidente. Num País assolapado e aparelhado por corruptos e medíocres, bem como por pessoas antidemocráticas que jamais respeitaram a Constituição, a Democracia e a nós, Bolsonaro cede parte para continuar defendendo nossas pautas: => "A relação ganha-ganha que o presidente Jair Bolsonaro estabeleceu com o Centrão em busca de apoio político colocou em suspeição o chamado "banco de talentos" do governo federal" <=. Esse trecho dessa matéria encerra o que comentei, se fazem necessários ajustes, que não prejudiquem os objetivos maiores, para que não entreguemos o poder a quem não merece, a quem é covarde e baixo. Perfeito!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    3 Respostas
                    • M

                      Marco Polo

                      ± 2 dias

                      CSG: Não sei se o amigo sabe, mas a pauta de Bolsonaro nunca foi o Centrão ou apenas a corrupção. São outros itens, e são esses que deixam toda essas pessoas medíocres alucinadas. Caso fosse apenas dar algo ou não para o Centrão, sem o resto de sua pauta, esse pessoal baixo, antipatriota, desrespeitoso e práticos em encostar no governo, continuaria Zero x Zero, com suas previsões, expectativas e benesses. É a abstinência do que estavam acostumados, que deixa a mediocridade rodando como baratas tontas e raivosas em torno do cheiro da sujeira, mas sem conseguirem se esparramar nela. Bolsonaro deverá se aliar com quem for necessário para dar continuidade ao seu trabalho!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • C

                      CSG

                      ± 2 dias

                      Marco Polo, aprenda a máxima do centrão , é dando que se recebe, o Bolsonarismo se igualou ao Petismo. Tudo farinha do mesmo ****

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • F

                      Freitas

                      ± 2 dias

                      https://www.oantagonista.com/brasil/o-pt-voltou/?desk

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Freitas

                    ± 2 dias

                    CENTRÃO E O “PADRINHO” Gilberto Kassab - 19.12.2018 - A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, em petição encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) para o cumprimento dos oito mandados de busca e apreensão envolvendo o ministro de Ciência, Tecnologia Inovações e COMUNICAÇÕES, GILBERTO KASSAB, e políticos do Rio Grande do Norte, menciona valores. Segundo ela, Kassab teria recebido o total de R$ 58 milhões, no período em que era prefeito de São Paulo, no período de 2010 a 2016. Uma parte, no valor de R$ 30 milhões, teria ido diretamente para ele, e o restante para o Diretório Nacional do PSD. (AgênciaBrasil).

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • F

                      Freitas

                      ± 2 dias

                      NOVO MINISTÉRIO, desta vez para agradar outra ala do CENTRÃO (Gilberto Kassab). Ministério das Comunicações >>> genro do Sílvio Santos. Segue o barco (à deriva). E há pessoas que defende, esse "modus operandi".

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • F

                        Freitas

                        ± 2 dias

                        E há pessoas que defendem...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • C

                      Cidadão Brasileiro

                      ± 2 dias

                      Esse governo é a maior piada do planeta! O nome disso é estelionato eleitoral. Bolsominions felizes e condescendentes, afinal o que os move é o sentimento “bora destruir a esquerdalha”, a qualquer custo, mesmo abrindo mão das próprias faculdades mentais e abraçando o fantástico mundo fantasioso dos mitofanáticos.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • C

                        CSG

                        ± 2 dias

                        O nome disso é ... a nova política do Bolsonaro... é para isso que ele quer fechar o Congresso e o STF, para deitar e rolar com os filhos e os milicos, enquanto isso o gado segue pastando

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • S

                          Sr. Walker

                          ± 3 dias

                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            JOSMAR PORTUGAL VAZ

                            ± 3 dias

                            Num país onde a corrupção é a coisa mais normal deste planeta e que alem do mais esses poderosos ladrões não tem medo da justiça não há quem possa lutar contra essa poderosa quadrilha que habita nosso congresso e o judiciário. Se fosse manifestar qualquer descontentamento com isso tudo que assistimos no nosso dia a dia você está fudi......

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Freitas

                              ± 3 dias

                              Hoje, os CONSULTORES de Jair Bolsonaro para a indicação de pessoas de reputação ilibada para cargos públicos são: Bob Jefferson, Ciro Nogueira, Valdemar da Costa Neto e Arthur Lira. Para assuntos da ÁREA DA SAÚDE, convocou o pessoal das Forças Armadas, pois o vírus tem que ser abatido a tiros de canhão e ai de quem contestar os dados divulgados: SÃO COMUNISTAS. O Ministério da Saúde tinha mudado para Ministério da Ressurreição, mas a grita foi grande e os generais da saúde recuaram.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • F

                                Freitas

                                ± 2 dias

                                Mais um consultor do CENTRÃO: GILBERTO KASSAB (COMUNICAÇÕES).

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            Fim dos comentários.