Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Após divergência

Barroso elogia Tarcísio por mudar de ideia sobre câmeras corporais na PM

Barroso elogia Tarcísio sobre câmeras corporais na PM
Barroso fez um “elogio público” a Tarcísio por ter mudado de ideia sobre o uso de câmeras corporais por policiais militares. (Foto: Gustavo Moreno/STF)

Ouça este conteúdo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, fez um “elogio público” ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por ter mudado de ideia sobre a utilização de câmeras corporais por policiais militares.

Ele destacou que o uso do equipamento “melhora a segurança pública, diminui a letalidade policial e protege os bons policiais”.

“Aqui faço um registro e um elogio público ao governador do Estado de São Paulo, que se convenceu desses argumentos e está implementando esse modelo em São Paulo, o que eu acho extremamente positivo”, disse a jornalistas após um evento no Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP).

VEJA TAMBÉM:

Inicialmente, Barroso e Tarcísio discordavam sobre o uso obrigatório de câmeras por policiais militares. Após o aumento no número de casos de violência envolvendo a PM paulista, o governador afirmou que estava “completamente errado” ao criticar o uso das câmeras corporais.

“Eu tinha uma visão equivocada, fruto da experiência pretérita que eu tinha, que não tem nada a ver com a segurança pública. Hoje, eu estou absolutamente convencido de que é um instrumento de proteção da sociedade e do policial. Vamos não só manter o programa como ampliá-lo e tentar trazer o que tem de melhor em termos de tecnologia”, disse Tarcísio em 5 de dezembro de 2024.

Dias depois, o presidente do STF determinou que os PMs de São Paulo deveriam, obrigatoriamente, usar os equipamentos. Além disso, estabeleceu uma série de regras sobre o tema.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.