Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Repercussão

Bolsonaro e Lula dão boas-vindas ao papa Leão XIV com diferentes expectativas

VATICAN CITY (Vatican City State (Holy See)), 08/05/2025.- Newly elected Pope Leo XIV, Cardinal Robert Francis Prevost from the USA, blesses the faithful from the central loggia of Saint Peter"s Basilica, Vatican City, 08 May 2025, after his election on the second day of the conclave. (Papa, Cardenal) EFE/EPA/ETTORE FERRARI (Foto: EFE)

Ouça este conteúdo

Políticos brasileiros repercutiram nesta quinta-feira (8) a escolha do novo papa da Igreja Católica, o Papa Leão XIV - o primeiro líder norte-americano no Vaticano. Além de expressar boas-vindas, as autoridades, tanto de direita como da esquerda, demonstraram as suas expectativas em relação ao novo papado.

VEJA TAMBÉM:

Pela rede X, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou o seu cumprimento ao cardeal Robert Prevost, o novo papa da Igreja Católica. “Desejo que ele dê continuidade ao legado do Papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos”, escreveu.

Lula ainda acrescentou: “não precisamos de guerras, ódio e intolerância. Precisamos de mais solidariedade e mais humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo. “Que o Papa Leão XIV nos abençoe e nos inspire na busca permanente pela construção de um mundo melhor e mais justo”, concluiu.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) expressou a “sua fé, respeito e esperança” ao dar “boas-vindas” ao Papa Leão XIV. “Que sua missão seja marcada pela defesa inabalável da vida, da família, da liberdade religiosa e dos valores cristãos que sustentam nossa civilização”, declarou Bolsonaro.

Em seguida, o ex-presidente ainda acrescentou que “o Brasil, nação de maioria cristã e devota, se une em oração e acolhimento”. “Que este novo tempo na Igreja seja fonte de unidade, renovação e fé”, completou.

Já o senador Flávio Bolsonaro desejou “boa sorte” ao novo líder da Igreja Católica. “Que ele possa reacender e fortalecer os verdadeiros valores cristãos e enfrentar com coragem e fé o avanço das pautas progressistas e anticristãs. Que Deus possa guiar todas as suas decisões e palavras”, escreveu o filho do ex-presidente.

Entre os governadores, o de São Paulo, Tarcísio de Freitas (PL), expressou o desejo de que “Deus abençoe e guie a missão do novo papa, Leão XIV”. “Em oração para que seja um ciclo de construção de pontes e renovação da fé para um mundo hoje tão carente de valores e de paz. Juntos, de mãos dadas com Deus, prossigamos!”, declarou.

O Partido Liberal (PL) demonstrou o desejo de que o novo papa continue o trabalho do “papa Francisco”. “É uma grande benção ter um representante de Deus entre nós outra vez”, escreveu o partido.

VEJA TAMBÉM:

Governo e políticos da esquerda

O governo do presidente Lula também saudou a escolha do cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, como novo pontífice. Em uma publicação na rede X, compartilhada pelo presidente Lula, o governo desejou que ele “seja guia de justiça social e promotor da paz, da redução da pobreza”.

“Habemus um novo Papa! Que ele seja guia de justiça social e promotor da paz, da redução da pobreza, do combate à fome e de um mundo mais humano. Por aqui seguimos trabalhando todos os dias para que esses objetivos também se realizem no Brasil. Habemus esperança, Habemus compromisso!", diz a publicação.

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), destacou que o “anúncio que o mundo esperava finalmente aconteceu: habemus papam!”.

“Neste momento histórico, nós, brasileiros, temos o orgulho de nos unir a todos os que comungam da alegria pela eleição do Papa Leão XIV, confiando que, sob a sua liderança, a Igreja Católica Apostólica Romana haverá de perseverar em sua missão evangelizadora, inspirando paz, união e esperança a toda a humanidade.”, escreveu o vice-presidente.

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), desejou que “o Papa Leão XIV siga os passos de Papa Francisco, promovendo a paz, o diálogo e a justiça social para todos”.

Da mesma forma, o presidente nacional do PT, senador Humberto Costa (PT-PE), também desejou que novo papa siga os passados do seu antecessor e tenha um legado voltado para as causas sociais.

“A Igreja Católica tem uma novo Papa: Leão XIV. O cardeal Robert Francis Prevost foi o eleito a suceder o Papa Francisco. Que ele siga o legado do seu antecessor de humanismo e solidariedade, de uma Igreja inclusiva e engajada com a paz e as causas sociais”, escreveu.

VEJA TAMBÉM:

Motta e Alcolumbre celebram escolha do novo papa

O presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), saudou a eleição de Robert Prevost, Papa Leão XIV, como novo líder da Igreja Católica. Em nota, Alcolumbre destacou que o momento simboliza renovação espiritual e representa um chamado à união entre os povos.

“Recebo com alegria e respeito a eleição de Robert Prevost, Papa Leão XIV. Que sua chegada ao pontificado seja luz para os fiéis, força para os que têm fé e esperança para todos os que acreditam em um mundo mais justo, fraterno e solidário”, afirmou o senador. Ele acrescentou que o novo capítulo da Igreja Católica deve inspirar paz, diálogo e amor ao próximo.

Já o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), ressaltou a importância do papel conciliador do novo pontífice. “Papa Leão XIV é revelado ao mundo com a missão de ampliar a conciliação e continuar o legado de Francisco, marcado pela tolerância, diálogo e pacificação. Todos nós, seguidores da fé cristã, desejamos muita sabedoria, fé e energia para o novo Pontífice”, declarou Motta.

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros