• Carregando...
O presidente Jair Bolsonaro e três de seus filhos: Flávio, Eduardo e Carlos.
O presidente Jair Bolsonaro e três de seus filhos: Flávio, Eduardo e Carlos.| Foto: Roberto Jayme/TSE

Nenhum dos filhos do presidente Jair Bolsonaro é considerado apto a se tornar seu sucessor político na opinião de 46,4% dos brasileiros. O resultado é parte de um levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas a pedido da Gazeta do Povo. A margem de erro é de 2%, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Entre os entrevistados que escolheram um dos filhos do presidente, 22,6% apontaram o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) como o que tem maior capacidade para se tornar o herdeiro político do presidente da República. Outros 11,5% escolheram o senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ), enquanto 7,7% mencionaram o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ).

Jair Renan Bolsonaro, filho do presidente que não tem cargo eletivo e mais jovem que os irmãos, aparece com 1,9%.

Os resultados não variam significativamente se considerado o gênero dos entrevistados. Já quando a faixa etária é levada em conta, brasileiros mais velhos, que têm 60 anos ou mais, foram os que mais responderam que nenhum dos filhos está apto a suceder o presidente politicamente (50,7%).

Os entrevistados que têm ensino superior também foram os que mais escolheram essa alternativa (49,3%). Entre os que têm ensino fundamental, a parcela dos que citaram Flávio Bolsonaro aumenta para 14,1%. Já Carlos Bolsonaro cresce entre os mais escolarizados, com 7,7% dos brasileiros que têm ensino médio e 8,7% dos que têm ensino superior.

Considerando as regiões do país, o Nordeste é o que tem a maior parcela de críticos aos filhos do presidente (54%), seguido pelo Sudeste (44,1%). Eduardo Bolsonaro cresce em percentual no Sudeste (25,5%), enquanto Flávio apresenta mais preferência nas regiões Norte e Centro-Oeste (15,2%). Carlos Bolsonaro aparece com maior percentual no Sudeste (8,5%).

No caso dos dados por região, a margem de erro varia: 3% para o Sudeste; 4% para o Nordeste; e 5,5% para Norte, Centro-Oeste e Sul.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa ouviu 2.222 cidadãos com 16 anos ou mais, por meio de entrevistas telefônicas. O levantamento foi realizado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, totalizando 166 municípios, entre os dias 14 e 18 de dezembro. O nível de confiança dos dados gerais da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 2%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]