i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
15 Minutos

Bolsonaro turbina eleição de 2022 com jatinhos de Huck e Doria | Podcast

  • PorGazeta do Povo
  • 22/08/2019 13:59

O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***

22 de agosto

#39 - Caixa-preta do BNDES ajuda Bolsonaro a minar adversários de direita na eleição 2022; vai começar a batalha das privatizações

*** 1) O objetivo do presidente Jair Bolsonaro ao abrir a chamada "caixa-preta do BNDES" sempre foi expor a relação de governos petistas com ditaduras estrangeiras e empresários corruptos. Mas a divulgação da lista de beneficiários de uma linha de crédito do banco para compra de aeronaves da Embraer – a "bolsa jatinho" – parece ter servido a outro propósito que não foi a simples transparência. A lista do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social antecipou a corrida presidencial ao trazer à tona os nomes do governador paulista João Doria (PSDB) e do apresentador de TV Luciano Huck – potenciais adversários de Bolsonaro no campo da centro-direita em 2022. A relação, divulgada na segunda-feira (19), inclui ainda celebridades como os músicos Victor e Léo e Cláudia Leitte, o empresário Flávio Rocha e até mesmo banqueiros. Todos compraram jatinhos com juros subsidiados pelo BNDES, um banco público, entre 2009 e 2014. O repórter Olavo Soares, de Brasília, explica a relação da caixa-preta com eleição.

*** 2) O governo de Jair Bolsonaro divulgou nesta quarta-feira (21) a lista de estatais que pretende privatizar até 2022. A relação inclui pelo menos uma grande companhia considerada “joia da coroa”: os Correios. A Eletrobras não aparece na relação, pois já havia sido dada a autorização para estudos. Ao todo, a União tem 130 estatais, entre subsidiárias e empresas de controle direto. É a primeira lista divulgada pelo governo de empresas que ele deseja desestatizar. Algumas ainda estão em fase de estudo, pois a modelagem não foi definida. As demais já têm o formato de venda definido, mas não há data. O jornalista Guido Orgis explica o plano de ação do governo e os efeitos práticos.

***Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Fernando Rudnick, Vivaldo de Sousa Neto e Jenifer Ribeiro; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.