Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crítica

Bolsonaro diz que Lula ofende o povo dos EUA e Trump

Jair Bolsonaro
Ex-presidente acusou Lula de ofender a história dos Estados Unidos ao criticar Trump. (Foto: Carolina Antunes/Secom)

Ouça este conteúdo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste sábado (22) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ofendeu o povo dos Estados Unidos e Donald Trump. Lula fez críticas públicas a Trump durante a cerimônia de comemoração pelos 45 anos do PT.

Pela manhã, Lula afirmou em discurso que Trump não foi eleito para ser “xerife do mundo”, mas apenas para governar o país. Para Bolsonaro, o petista tem repetido ofensas contra o presidente norte-americano.

“Mais uma vez, o Presidente Lula ofende o povo americano, sua história e o Presidente Trump”, disse Bolsonaro em uma rede social:

VEJA TAMBÉM:

Lula não citou Trump nominalmente durante o discurso, mas chamou-o de “esse cidadão”, uma colocação comum quando se trata de algum desafeto seu.

“Esse cidadão não foi eleito para ser xerife do mundo, ele foi eleito pra governar os Estados Unidos e ele que governe bem e quem vai governar o Brasil somos nós. O brasileiro vai governar do jeito que a gente quer, ninguém, nem esses produtores da plataforma que pensa que manda no mundo, ninguém vai fazer com que a gente mude de rumo nesse país”, disse o presidente.

As críticas de Lula a Trump se tornaram frequentes em praticamente todos os discursos desde que tomou posse no mês passado. Em um deles, sinalizou que o norte-americano age supostamente contra o mundo e reforça o que chama de risco à democracia.

"[Os Estados Unidos] estão defendendo o protecionismo, os Estados Unidos para os americanos, tudo para os americanos, ‘vou taxar todos os produtos, tomar a Groenlândia, anexar o Canadá.’ [...] Me preocupo com isso, porque o que está em risco no mundo é a democracia, e eles agora estão negando tudo isso, acho delicado", afirmou.

VEJA TAMBÉM:

Na semana passada, Lula repetiu questionando “cadê a democracia, o respeito ao livre trânsito do ser humano se tem livre transito de capital? E aí começa a ameaçar o mundo, todo dia tem coisa”.

Durante a campanha eleitoral americana no ano passado, Lula afirmou que torcia pela vitória de Kamala Harris contra o que seria uma suposta volta do fascismo e do nazismo. "Temos o ódio destilado todo santo dia, as mentiras, não apenas nos Estados Unidos, na Europa, na América Latina, vários países do mundo. É o fascismo e o nazismo voltando a funcionar com outra cara", disse à época.

“Nós vimos o que foi o presidente Trump no final do mandato, fazendo aquele ataque contra o Capitólio, uma coisa impensável de acontecer nos EUA, que se apresentava ao mundo como modelo de democracia”, completou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.