• Carregando...
Qual a chance de Bolsonaro ser cassado no TSE por disparos em massa no Whatsapp
O presidente Jair Bolsonaro reconheceu a vitória do democrata Joe Biden nas eleições americanas durante entrevista ao vivo.| Foto: Isac Nobrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro saudou nesta terça-feira (15) a vitória do democrata Joe Biden, presidente eleito dos Estados Unidos, um dia após o colégio eleitoral americano confirmar o resultado das eleições de novembro. Em entrevista ao vivo na Band, Bolsonaro afirmou que, alguns minutos antes de entrar no ar, autorizou o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a fazer a comunicação oficial nas redes oficiais do governo e pessoais do próprio presidente, garantindo que "não cabe mais esperar".

Minutos depois, mensagens de saudação foram publicadas nos canais e divulgadas por meio de nota oficial do Itamaraty. "Saudações ao Presidente @JoeBiden, com meus melhores votos e a esperança de que os EUA sigam sendo “a terra dos livres e o lar dos corajosos".

No comunicado, Bolsonaro diz ainda estar "pronto a trabalhar" com Biden para "dar continuidade à construção de uma aliança Brasil-EUA, na defesa da soberania, da democracia e da liberdade em todo o mundo, assim como na integração econômico-comercial em benefício dos nossos povos".

Minutos depois, o Ministério das Relações Exteriores emitiu nota cumprimentando o "presidente-eleito dos EUA Joe Biden".

"Não cabe mais eu falar absolutamente nada", diz Bolsonaro

Na entrevista ao programa "Brasil Urgente", apresentado pelo jornalista José Luiz Datena na Band TV, Bolsonaro disse que, agora que os delegados do colégio eleitoral depositaram os votos dos estados americanos, não caberia a ele "discutir mais a questão se houve ou não uma eleição tranquila lá".

"Não cabe mais eu falar absolutamente nada. Esperei o reconhecimento e nós aqui já fizemos o comunicado agora há pouco ao presidente Joe Biden", afirmou. "Da minha parte, e da parte dele com toda certeza — o americano é pragmático —, nós vamos fazer um trabalho de cada vez mais aproximação", disse Bolsonaro.

Ele voltou a destacar que sua relação com o atual presidente, Donald Trump, foi "excelente" e que o Brasil teria avançado e conseguido "alguma coisa" com a administração do republicano. O chefe do Planalto também sustentou que essa alegada proximidade pessoal representaria uma mudança diplomática em relação a governos anteriores. Segundo Bolsonaro, presidentes que o antecederam chamavam os Estados Unidos de imperialistas, "colocando neles a culpa por tudo de ruim".

Aliado doe Trump, Bolsonaro relutava em assumir a vitória do democrata, sendo aconselhado, inclusive, a não se manifestar sobre o assunto. O deputado federal Eduardo Bolsonaro chegou até mesmo a contestar abertamente o resultado das eleições americanas em suas redes sociais.

Agora, ao fazer o cumprimento oficial, um gesto de praxe da boa diplomacia, Bolsonaro segue os passos de outros líderes mundiais, como os presidentes da Rússia, Vladimir Putin; do México, Andrés Manuel López Obrador; e da Polônia, Andrzej Duda, que também se manifestaram oficialmente apenas nesta terça-feira.

Confira a nota oficial do Itamaraty que cumprimenta Biden

"Presidente Jair Bolsonaro transmite a seguinte mensagem ao Presidente-Eleito Joe Biden após o anúncio dos resultados da votação no Colégio Eleitoral dos EUA:

— Saudações ao Presidente Joe Biden, com meus melhores votos e a esperança de que os EUA sigam sendo “a terra dos livres e o lar dos corajosos".

— Estarei pronto a trabalhar com V. Exa. e dar continuidade à construção de uma aliança Brasil-EUA, na defesa da soberania, da democracia e da liberdade em todo o mundo, assim como na integração econômico-comercial em benefício dos nossos povos."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]