Publicidade
Ex-presidente preso

Bolsonaro teve aumento de pressão, mas quadro geral é estável, diz boletim

Bolsonaro teve aumento de pressão, mas quadro geral é estável, diz boletim
Bolsonaro teve episódios de pressão alta nos dias 3 e 4 de agosto, mas respondeu satisfatoriamente ao ajuste dos remédios. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) informou nesta sexta-feira (7) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que o ex-presidente teve um quadro de pressão alta nesta semana. O episódio foi controlado com ajuste temporário na medicação anti-hipertensiva.

Toda semana a equipe médica envia ao ministro os relatórios exigidos no âmbito da execução penal de Bolsonaro, que foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pela suposta tentativa de golpe de Estado. Desde março, ele cummpre prisão domiciliar humanitária.

O cardiologista Brasil Caiado, responsável pelo acompanhamento domiciliar do ex-presidente, destacou que ele apresenta um quadro geral de estabilidade hemodinâmica e cardiorrespiratória, apesar das intercorrências pontuais registradas nos últimos dias.

De acordo com o boletim, Bolsonaro apresentou episódios intermitentes de aumento da pressão arterial nos dias 3 e 4 de agosto, mas a mudança na dosagem dos remédios gerou uma resposta considerada satisfatória pela equipe médica.

O relatório aponta que o ex-presidente ainda lida com efeitos secundários de medicações de ação central. Entre os sintomas relatados estão a sonolência diurna e uma instabilidade no equilíbrio corporal.

Para mitigar riscos, ele mantém uma dieta rigorosa, rotina de atividades físicas e cuidados preventivos contra refluxo gastroesofágico e quedas.

Recuperação do ombro e crises de soluço

No âmbito da fisioterapia, o foco principal tem sido a recuperação funcional pós-operatória do ombro direito. O fisioterapeuta Kleber Caiado informou que, entre os dias 3 e 6 de agosto, Bolsonaro apresentou leves crises de soluço, o que resultou em rigidez na região do pescoço e dos ombros.

Apesar desse contratempo, o tratamento progrediu para uma nova fase. Com a liberação da equipe de ortopedia, o ex-presidente iniciou exercícios de fortalecimento muscular utilizando halteres, faixas elásticas e aparelhos multifuncionais. O objetivo é a ativação da musculatura das costas e ombros, com resposta satisfatória às condutas terapêuticas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.