• Carregando...

De janeiro a setembro, o Brasil exportou US$ 53,3 bilhões para a China, US$ 6,5 bilhões a mais do que no mesmo período de 2019.

***) Logo nos primeiros meses de 2020, uma escalada de incertezas girou em torno dos efeitos econômicos que estariam reservados para as relações comerciais do Brasil com a China, primeiro epicentro da epidemia. Maior parceiro comercial do país e principal comprador das exportações brasileiras, os chineses já entraram janeiro com preocupações crescentes.

A paralisação da atividade econômica levantou o temor de que a China pudesse frear suas compras, com risco potencial para o Brasil, que manda para lá quase 30% de suas exportações. Esse receio, entretanto, não se confirmou. Pelo contrário.

Este episódio do podcast 15 Minutos recebe a editora de Economia da Gazeta do Povo, Cristina Seciuk. Ela explica por que a pandemia, de certa maneira, aproximou Brasil e China. Pelo menos em questões comerciais.

Ainda na área da Economia, a também editora Fernanda Trisotto fala sobre alguns indicadores que podem nos deixar mais otimistas sobre uma retomada do crescimento no Brasil e outros que, por outro lado, são preocupantes.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]