• Carregando...
carlos-frança-russia
Chanceler do Brasil, Carlos França, participa de coletiva de imprensa ao lado do chanceler russo, Sergey Lavrov| Foto: Reprodução/Youtube

Brasil e Rússia firmaram um protocolo de proteção mútua de informações classificadas, segundo informaram os chanceleres de Brasil e Rússia, Carlos França e Sergey Lavrov, que estiveram reunidos nesta quarta-feira (16), em Moscou, em uma sessão de diálogo político-militar bilateral que também contou com a presença dos ministros da Defesa de Brasil e Rússia, general Walter Braga Neto e o general Sergey Shoigu.

De acordo com França, o entendimento bilateral é importante porque facilita a cooperação em tecnologia de ponta e áreas sensíveis. “A Rússia é para o Brasil uma referência mundial no desenvolvimento tecnológico, sobretudo no ramo da indústria de defesa. O Brasil privilegia oportunidades de transferência de tecnologia em suas parcerias internacionais nesse setor de defesa”, disse o chanceler brasileiro, que informou que o acordo foi firmado pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, e sua contraparte russa, o general Nikolai Patrushev.

Durante a reunião, que ocorreu durante a visita do presidente Jair Bolsonaro à Rússia, os quatro ministros discutiram sobre: parâmetros para implementar uma parceria estratégica entre Brasil e Rússia no campo da pesquisa e desenvolvimento de projetos comuns na área da defesa; temas da conjuntura internacional; e questões do Conselho de Segurança das Nações Unidas, onde o Brasil ocupa um assento rotativo no biênio 2022-2023.

Em coletiva de imprensa após o encontro, Lavrov disse que a Rússia é a favor da expansão da composição do Conselho de Segurança para incluir países em desenvolvimento e que também apoia a intenção do Brasil de se tornar um membro permanente do órgão que delibera sobre questões referentes à segurança internacional.

França não fez comentários públicos sobre a crise instalada na fronteira entre Rússia e Ucrânia, mas Lavrov criticou a “expansão não controlada” da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para o Leste e disse que informou aos ministros brasileiros sobre os esforços russos para combater essas atividades. Lavrov também afirmou que os Estados Unidos tentam impor suas ordens sobre os demais países, em detrimento do direito internacional, e com isso tentam “dividir o mundo” entre países democráticos e não democráticos.

Em relação ao Brasil, o ministro russo destacou os acordos de não-proliferação de armas. “Brasil e Rússia estão a favor da ratificação do acordo de proibição dos testes nucleares”.

A reunião entre os ministros de Defesa e das Relações Exteriores de Rússia e Brasil antecedeu o encontro entre o presidente Jair Bolsonaro e o líder russo, Vladimir Putin. Os mandatários se encontram nesta manhã, no Kremlin. Veja a agenda do presidente em Moscou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]