As negociações do acordo comercial entre o Mercosul e o Japão, um dos que mais interessa ao Brasil, estão travadas desde outubro. E a principal razão são os protestos no Chile – país que nem mesmo faz parte do Mercosul.
O presidente Jair Bolsonaro se encontrou com o primeiro-ministro japonês, Abe Shinzo, em outubro, quando viajou Japão para prestigiar o entronamento do imperador Naruhito. Na ocasião, Bolsonaro declarou ter avançado na discussão sobre um tratado entre Japão e Mercosul. A formalização das negociações ocorreria, segundo o presidente brasileiro, no início de novembro, em uma visita de Abe ao Brasil.
Mas a viagem do primeiro-ministro japonês foi cancelada após a eclosão de protestos violentos no Chile, país que também faria parte do percurso de Abe. “Por enquanto não há qualquer negociação entre Japão e Mercosul em relação a um acordo econômico”, declarou um oficial do Ministério de Relações Exteriores do Japão à Gazeta do Povo. “Sabemos que há interesse de um ou outro país, mas oficialmente não há essa discussão.”
O acordo comercial com o Japão interessam ao Brasil num momento em que os brasileiros estão perdendo esse mercado. Nos últimos anos, exportações brasileiras para o país asiático caíram de US$ 9,4 bilhões em 2011 para US$ 4,3 bilhões em 2018, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Enquanto isso, o Japão intensifica os negócios com parceiros – 86,2% de seu comércio exterior ocorre com países com os quais tem acordos comerciais assinados ou sob negociação, de acordo com o Ministério das Finanças japonês.
O economista Urata Shujiro, da Faculdade de Estudos Ásia-Pacífico da Universidade de Waseda, em Tóquio, avalia que o governo japonês deve aguardar os resultados das reformas econômicas em andamento no Brasil para apostar com mais vigor em parcerias bilaterais. “O Brasil é um grande exportador de commodities agrícolas, mas o Japão ainda adota medidas protecionistas particularmente nesse setor”, afirmou Urata à Gazeta do Povo.
Ele argumenta que a sobretaxa sobre commodities importadas está relacionada, de certa forma, a critérios arbitrários, aos quais ele se opõe. A batata konjac (konnyaku em japonês), por exemplo, tem uma tarifa equivalente a mais de 1.700% na importação. “Isso porque cerca de 90% da produção nacional dessa variedade vêm de Gunma, região de onde vieram quatro ex-primeiros-ministros japoneses”, diz o pesquisador.
Para ele, à medida que a força produtiva do Japão sofre um declínio com o envelhecimento e a redução populacionais, a economia do país precisa investir em parcerias, e os países do Mercosul figuram como alguns dos mais promissores nesse sentido.
Brasil tem participação discreta em reunião do G20 que discute acordos comerciais
Atualmente na presidência do G20, o Japão escolheu justamente os acordos de livre comércio como um dos principais temas a serem discutidos na reunião de ministros de Relações Exteriores do grupo – que ocorre nesta sexta-feira (22) e sábado (23) na cidade de Nagoya, no Japão.
Embora esteja entre as dez maiores economias do G20, o Brasil participa de forma discreta da reunião. O chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, não viajou para o encontro, enviando como seu representante o embaixador Norberto Moretti, secretário de Política Externa Comercial e Econômica. Com isso, está descartada uma reunião bilateral entre Brasil e Japão, pois o chanceler japonês, Motegi Toshimitsu, está recebendo apenas representantes em nível equivalente para encontros à margem do evento.
O Itamaraty não informou o motivo por que Araújo não estará na reunião. Para esta sexta-feira (22) a agenda oficial do ministro prevê compromissos apenas em seu gabinete, em Brasília.
Sem tratar do Mercosul, os debates sobre acordos comerciais na reunião do G20 devem girar principalmente em torno da chamada Parceria Transpacífica – um acordo que inicialmente envolveria 12 países mas que acabou com a proposta inicial frustrada com a saída dos Estados Unidos, que têm ampliado medidas protecionistas como parte da guerra comercial com a China.
Mundo desenvolvido vê a África como oportunidade de investimento
Além do livre comércio, outros dois temas principais vão dominar a discussão entre os membros do G20: o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e políticas internacionais para o desenvolvimento da África.
Nos últimos anos, sob a liderança do Japão, um grupo crescente de países desenvolvidos tem visto a África como uma área de grande potencial para investimento. Os principais motivos são a abundância de recursos naturais disponíveis e a população crescente e cada vez mais profissionalizada, segundo o economista Ishikawa Tomohisa, líder do Centro de Pesquisas em Macroeconomia do Japan Research Institute.
Em agosto, a cidade de Yokohama sediou a 7.ª Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento da África, que contou com a participação de 105 países, dos quais 53 africanos e 52 parceiros. Segundo o governo do país, mais de US$ 20 bilhões já foram investidos pela iniciativa privada japonesa. O Brasil não teve representantes no evento.
Além dos 20 membros que compõem o G20, participam da reunião em Nagoya outros nove países convidados – Chile, Egito, Espanha, Holanda, Nova Zelândia, Senegal, Singapura, Tailândia e Vietnã. O G20, por sua vez, é composto por África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia.
O jornalista viajou à reunião do G20 a convite do Ministério de Relações Exteriores do Japão