Segundo o levantamento, os estados mais impactados são Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.
Segundo o levantamento, os estados mais impactados são Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.| Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Dados do Serviço Geológico do Brasil, vinculado ao Ministério de Minas e Energia, aponta que mais de 3,9 milhões de brasileiros moram em 13.297 áreas de risco de deslizamentos e inundações no país. Dessas, 4.006 localidades são classificadas como de “risco muito alto”. Já o número de áreas classificadas como de “risco alto” é de 9.291.

Segundo o levantamento, os estados mais impactados são Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. Um dos motivos apontados pelo estudo é o fator geológico de relevo, explicou o coordenador executivo do Programa de Cartografia de Áreas de Risco Geológico, Julio Lana, geólogo pesquisador do Serviço Geológico (SGB).

“Esses estados têm grande parte do relevo caracterizado por áreas bastante montanhosas, os municípios estão parcialmente assentados sobre terrenos inclinados, morros e regiões serranas e naturalmente são áreas sujeitas a processos de instabilização de encostas - os deslizamentos. Além disso, são estados que têm (áreas) hidrográficas consideráveis, com rios bastante importantes e grandes terrenos ocupados nas margens desses rios, o que sujeita a população a sofrer com os eventos de inundação”, disse Lana, em declaração reproduzida pela Agência Brasil.