O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP)
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP)| Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), avalia três possibilidades para seu futuro político depois de deixar a presidência da Casa no início de fevereiro. A primeira opção do senador seria se tornar vice-presidente do Senado, enquanto a segunda seria assumir um cargo de ministro no governo de Jair Bolsonaro. A outra possibilidade, no entanto, seria se tornar presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Alcolumbre apoia a candidatura de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) para ser seu sucessor. A eleição no Senado está marcada para 1.º de fevereiro.

A primeira é a possibilidade de descer apenas um degrau na hierarquia da Casa, tornando-se vice-presidente. A segunda opção seria assumir um ministério do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), mas a articulação para isso ainda não está fechada.

Alcolumbre deixa a presidência do Senado no início de fevereiro, após a eleição para sua sucessão. O candidato favorito até o momento é seu apadrinhado, o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Uma terceira alternativa, considerada com um pouco menos de entusiasmo, seria assumir a importante CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).