ACM Neto chama de “lamentável” nomeação de aliado ao Ministério da Cidadania
| Foto:

O presidente nacional do DEM, ACM Neto, disse considerar "lamentável" a decisão de seu aliado, o deputado federal João Roma (Republicanos-BA), de aceitar o convite para ser o novo ministro da Cidadania do governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

"Considero lamentável a aceitação, pelo deputado João Roma, do convite do Palácio do Planalto para assumir o Ministério da Cidadania. A decisão me surpreende porque desconsidera a relação política e a amizade pessoal que construímos ao longo de toda a vida. Se a intenção do Palácio do Planalto é me intimidar, limitar a expressão das minhas opiniões ou reduzir as minhas críticas, serviu antes para reforçar a minha certeza de que me manter distante do governo federal é o caminho certo a ser trilhado, pelo bem do Brasil", afirmou o ex-prefeito de Salvador, em nota divulgada na noite da sexta-feira (12).

Antes da veiculação da nota, a nomeação de Roma havia sido ironizada pelo deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que entrou em rota de colisão com ACM Neto e outros líderes do DEM. "ACM Neto mostrou hoje o seu caráter", publicou o parlamentar.

A adesão - ou não - ao governo Bolsonaro tem pautado as disputas no DEM. Maia e outros membros do partido defendem que a sigla faça oposição ao Palácio do Planalto, e outra ala pede independência ou mesmo a realização de uma aliança com o governo. Após a derrota de seu aliado Baleia Rossi (MDB-SP) na eleição para a presidência da Câmara, Rodrigo Maia deve deixar o DEM, por conta da participação de colegas de partido na vitória do candidato adversário, Arthur Lira (PP-AL).