• 03/03/2020 18:39
Defesa

Acordo militar inédito deve ser assinado entre Brasil e EUA na próxima semana

  • 03/03/2020 18:39
  • PorGazeta do Povo
    Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e presidente dos EUA, Donald Trump
    Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e presidente dos EUA, Donald Trump, em encontro em Washington, EUA, em 19 de março de 2019| Foto: Brendan Smialowski/AFP

    Brasil e Estados Unidos devem assinar nos próximos dias um acordo militar inédito para as áreas de pesquisa, desenvolvimento, testes e avaliação. A formalização deve ocorrer durante visita do presidente Jair Bolsonaro ao país. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o acordo começou a ser negociado em 2017, ainda na gestão de Michel Temer (MDB), teve as tratativas aceleradas no governo atual e pode abrir o mercado de defesa externo à indústria brasileira. Conhecido pela sigla RDT&E, o acordo prevê a definição de parcerias para a realização de projetos, inclusive sugeridos pela iniciativa privada, mas custeados com verba pública, desenho que coloca no horizonte brasileiro a possibilidade de se beneficiar dos vultuosos recursos dos EUA para a defesa (o principal fundo daquele país somou US$ 96 bilhões, o equivalente a R$ 432 bilhões, em 2019. Costurado entre os dois governos, o acordo precisará do aval dos Congressos brasileiro e norte-americano para que passe a valer.

    Siga a Gazeta do Povo no Instagram

    Tudo sobre:

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.