saudades-sc-educacao-infantil-aquarela
Centro de Educação Infantil Aquarela, em Saudades (SC)| Foto: Prefeitura de Saudades (SC)

Um jovem invadiu uma creche em Saudades, no Oeste de Santa Catarina, e matou três crianças e duas funcionárias nesta terça-feira (3), segundo a secretária municipal de Educação, Gisela Herman. O suspeito foi preso pela Polícia Civil de Chapecó (SC) com uma adaga (espada) após o crime. Em seguida, foi encaminhado ao hospital em estado grave, sob escolta policial, por ficar ferido ao tentar tirar a própria vida.

O delegado Ricardo Newton Casagrande afirmou em entrevista coletiva que Fabiano Kipper Mai tem 18 anos e, aparentemente, sem histórico policial. O ataque na creche teria iniciado contra uma professora, de 30 anos, por volta das 10h desta terça. Logo depois o suspeito se dirigiu para uma sala onde estavam as quatro crianças, menores de 2 anos, e uma agente educacional da escola. A agente foi encaminhada ao hospital de Chapecó (SC) e morreu horas depois.

O ataque aconteceu na Escola Infantil Pró-Infância Aquarela, em Saudades, município de 9,8 mil habitantes e distante 600 quilômetros da capital, Florianópolis (SC). Equipes de pelo menos quatro municípios estão envolvidas na investigação e solicitou à Justiça um mandado de busca e apreensão para fazer buscas na residência do jovem.

A governadora em exercício de Santa Catarina, Daniela Reinehr, decretou luto oficial de três dias no estado. Já o governador afastado, Carlos Moisés (PSL), lamentou o ocorrido. "Todas as energias das forças de segurança da região devem ser empregadas no esclarecimento desse trágico episódio", escreveu no Twitter.