deslizamento na SC-390, na Serra do Rio do Rastro, fez com que o trânsito fosse limitado a meia pista.
deslizamento na SC-390, na Serra do Rio do Rastro, fez com que o trânsito fosse limitado a meia pista.| Foto: PMRv/ Divulgação

A Defesa Civil de Santa Catarina está em alerta devido às chuvas no estado. Áreas com alagamentos, queda de barreiras e alagamentos foram registrados neste domingo (16) em diversos pontos de Santa Catarina, especialmente nas regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, norte e litoral norte.

A chuva intensa fez com que a Barragem de Ituporanga, no Vale do Itajaí, chegasse a 100% de capacidade e começasse a transbordar.  Na capital, Florianópolis, bairros como Campeche e Rio Vermelho têm ruas alagadas. Há registros de alagamentos também em Biguaçu, na Grande Florianópolis.

As estradas da região também foram atingidas. Um deslizamento na SC-390, na Serra do Rio do Rastro, fez com que o trânsito fosse limitado a meia pista. Na SC- 486 em Itajaí, um alagamento chegou a interromper o trânsito por algumas horas. Embora o fluxo de veículos tenha sido liberado por volta do meio dia, a Defesa Civil e a Polícia Rodoviária seguem monitorando o local. Também no Vale do Itajaí, foi registrado um deslizamento em Apiúna, na BR-470. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas.

O Paraná também está sofrendo os reflexos das chuvas dos últimos dias. A BR-277, entre Curitiba e o litoral do estado, passou parte do fim de semana completamente interditada após um deslizamento na rodovia. Cinco pessoas morreram no estado nos últimos dias em decorrência das chuvas intensas.