Presidente do Senado indicou que "provavelmente" ocorrerá o recesso parlamentar em janeiro.
Presidente do Senado, Davi Alcolumbre.| Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), usou aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para ir até Macapá e apoiar a campanha de seu irmão Josiel (DEM), então candidato a prefeitura. Josiel perdeu a eleição para Dr. Furlan (Cidadania). Segundo levantamento realizado pelo Estadão, entre os dias 9 de outubro e 18 de dezembro, Alcolumbre percorreu 14 vezes, em aviões da Aeronáutica, os 1.792 quilômetros que separam Brasília de Macapá.

Apesar de ter largado na frente na corrida eleitoral, Josiel não conseguiu se manter na liderança após os apagões que ocorreram no Amapá. O irmão de Alcolumbre começou a cair nas pesquisas e com isso o número de viagens do presidente do Senado a Macapá aumentaram. De acordo com os registros dos voos oficiais as viagens eram sempre feitas na companhia de seguranças do Senado.

A Aeronáutica não permite que aviões da FAB sejam usados para fins particulares. Após o decreto de março, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, são exigidas justificativas e comprovações que atestem a necessidade do uso dos aviões, autorizado em três situações: emergência médica, motivo de segurança e viagem a serviço.