• 20/10/2020 20:09
Supremo

Alexandre de Moraes é o novo relator do inquérito que apura interferência na PF

  • 20/10/2020 20:09
  • PorGazeta do Povo
    Alexandre do Moraes é o novo relator do inquérito que investiga Bolsonaro por suposta interferência na Polícia Federal.
    Alexandre do Moraes é o novo relator do inquérito que investiga Bolsonaro por suposta interferência na Polícia Federal.| Foto: Divulgação/STF

    O ministro Alexandre de Moraes é o novo relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) que apura a suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal. O nome dele foi escolhido por sorteio, nesta terça-feira (20), após o presidente da Corte, Luiz Fux determinar a redistribuição do inquérito. O objetivo foi evitar que o futuro ministro do Supremo Kassio Nunes Marques, indicado por Bolsonaro, assuma o caso que investiga o presidente da República, o que causaria constrangimento à Corte.

    A investigação sobre a interferência na PF foi aberta a pedido da Procuradoria-Geral da República, após acusação feita pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, quando pediu demissão do governo, em abril deste ano. Moraes assume o papel que até 15 dias atrás era de Celso de Mello, o decano da Corte que se aposentou compulsoriamente após completar 75 anos de idade.

    O inquérito se encontra em estágio avançado, faltando apenas a coleta do depoimento do presidente Bolsonaro. Antes, porém, o plenário do STF precisa encerrar o julgamento que decidirá se o presidente da República pode prestar depoimento por escrito ou se deve ser interrogado pessoalmente.

    Moraes já é o relator de dois inquéritos importantes que tramitam no STF: o que investiga a realização de atos antidemocráticos, com pedidos de fechamento do Congresso Nacional e do próprio STF, e o polêmico inquérito das fake news, que apura a divulgação de discursos de ódios e notícias falsas contra ministros da Suprema Corte.

    Tudo sobre:

    Comentários [ 0 ]

    Máximo 700 caracteres [0]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.