Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro em ato na Paulista no Sete de Setembro de 2021. Aliados veem risco de acirramento da crise com o Supremo em caso de mais um ato com ataques à Corte.| Foto: Fernando Bizerra/EFE

O presidente Jair Bolsonaro tem sido orientado por aliados, entre os quais ministros e líderes do Centrão, a não comparecer a atos convocados para este domingo (1) com o mote de defesa da liberdade, em alusão ao indulto concedido ao deputado federal Daniel Silveira. As mobilizações devem ocorrer em diversas cidades, mas espera-se que os maiores sejam registrados em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

A avaliação de quem defende o distanciamento de Bolsonaro das mobilizações é de que a participação do chefe do Executivo poderia acirrar ainda mais o embate entre os Poderes caso o evento ganhe tons duramente críticos ao Supremo Tribunal Federal. Em São Paulo, o ato está marcado para a avenida Paulista, local que foi palco da manifestação de Sete de Setembro de 2021 e rendeu aprofundamento da crise entre a presidência e o Judiciário após discurso de Jair Bolsonaro, coalhado de ataques à Corte, destacadamente ao ministro Alexandre de Moraes - que também está no centro do episódio envolvendo Silveira.

Em Brasília um ato similar está convocado para a manhã do domingo, mas não há confirmação sobre a participação de Bolsonaro, apesar da participação da segurança da Presidência em reuniões sobre o evento junto à Secretaria de Segurança Pública do DF. A Folha de S.Paulo apurou que o presidente medirá a temperatura no dia e só irá aos atos se a participação popular for ampla.

Na sexta-feira (29), Jair Bolsonaro amenizou o tom contra o Supremo em falas sobre o indulto individual ao aliado ao afirmar que o objetivo da medida não foi “peitar” a Corte, mas “desfazer uma injustiça”. Já em evento oficial neste sábado (30), o presidente se dirigiu a apoiadores que pretendem participar dos atos do 1º de maio.

“Quero dizer a todos vocês que, por ventura, forem às ruas amanhã, não para protestar, mas para dizer que o Brasil está no caminho certo, que o Brasil quer que todos joguem dentro das quatro linhas da Constituição, e dizer que não abrimos mão da nossa liberdade”, afirmou. O discurso ocorreu durante cerimônia de abertura da ExpoZebu, feira de gado em Uberaba (MG), que foi transmitida pela TV Brasil.