Jair Bolsonaro e seus filhos
Jair Bolsonaro e seus filhos| Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

O militar aposentado Waldir Ferraz, amigo e ex-assessor do presidente Jair Bolsonaro, disse em entrevista à revista Veja que houve esquema de rachadinhas nos gabinetes do chefe do Executivo, quando ele era deputado federal, e de seus filhos Flávio e Carlos. Segundo Ferraz, o sistema era coordenado por Ana Cristina Valle, ex-mulher de Bolsonaro e mãe de Jair Renan, o "filho 04" do presidente.

Ferraz falou à Veja que o esquema de rachadinhas se iniciou quando Valle casou com Bolsonaro, nos anos 1990. Pelo sistema, ela indicava pessoas que eram registradas como funcionárias dos gabinetes de Bolsonaro, Flávio (então deputado estadual) e Carlos (vereador) e se apropriava de grande parte das remunerações. Parte dos funcionários, de acordo com Ferraz, sequer sabia que era oficialmente integrante do gabinete. O militar aposentado disse ainda que Valle frequenta, até hoje, o "cercadinho" em que Bolsonaro interage com seus apoiadores no Palácio da Alvorada, como "ameaça" ao presidente.

Bolsonaro, segundo Ferraz, não conhecia o esquema, e só passou a ter conhecimento no fim de 2018, quando operações policiais na Assembleia do Rio de Janeiro indicaram a existência do sistema no gabinete de Flávio.

À Veja, Valle negou as acusações. Disse que não frequenta o cercadinho e que o próprio Bolsonaro era gestor de seu gabinete, e não ela. O presidente não respondeu à revista.