Incêndio provocou apagão no Amapá.
Incêndio provocou apagão no Amapá.| Foto: Divulgação/MME

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou, em caráter excepcional, duas usinas termelétricas para ajudar abastecer Amapá. Nesta sexta-feira (20), foi publicado no Diário Oficial da União um despacho que define as regras para as usinas funcionarem, elas poderão comercializar 45 megawatts (MW) de energia para o estado. A produção começa a valer neste sábado (21), segundo a Agência Brasil. O Ministério de Minas e Energia (MME) autorizou geração de energia elétrica de até 150 MWs, em Macapá, por até 180 dias. A medida foi implementada para funcionar "de forma célere, excepcional e temporária".

A energia virá da Unidade Termelétrica (UTE) Santana II, com 24 unidades geradoras de 1.230 quilowatts (kw) cada, totalizando potência instalada de 29,52 MW para garantia de geração contínua e ininterrupta de 25 MW e da UTE Santa Rita, com 20 unidades geradoras de 1.224 kw cada, somando 24,28 MW de potência instalada para garantia de geração contínua e ininterrupta de 20 MW. As usinas fica em Macapá.

A Eletronorte, responsável por providenciar a contratação, deverá apresentar os documentos necessários para a liberação das operações em até 60 dias. O prazo pode ser prorrogado por mais 60 dias, se necessário. Desde o dia 3 de novembro, o Amapá sofre uma crise no fornecimento de energia elétrica.