Centro de Especialidades Odontológicas se torna unidade exclusiva para atender profissionais da rede municipal de saúde com sintomas de covid-19. Na imagem teste rápido. Curitiba, 24/04/2020. Foto: Pedro Ribas/SMCS
A Anvisa aprovou o registro do primeiro autoteste de Covid-19 no Brasil.| Foto: Pedro Ribas/SMCS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira (17) o primeiro autoteste para Covid-19 do Brasil. O produto registrado pela agência reguladora é o Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos Ltda. O autoteste foi aprovado para uso com amostra de swab nasal (cotonete) não profunda, com resultado após 15 minutos.

Segundo a Anvisa, a disponibilidade do produto no mercado depende da empresa detentora do registro. Em janeiro, a agência autorizou a venda de autoteste no país, mas cada empresa precisa solicitar o registro para comercializar o produto. A avaliação do pedido de registro levou 16 dias, incluindo quatro dias utilizados pela empresa solicitante para atender exigências técnicas feitas pela agência.

O autoteste aprovado também atendeu aos critérios técnicos definidos pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, como é determinado pelo Plano Nacional de Expansão da Testagem. O autoteste pode ser utilizado entre o 1º e o 7º dia do início de sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dores de cabeça e no corpo, reforçou a agência.

"O autoteste não define um diagnóstico, o qual deve ser realizado por um profissional de saúde. Seu caráter é orientativo, ou seja, não se trata de um atestado médico", disse em nota a agência.