Anvisa concede certificado de boas práticas a quatro empresas que desenvolvem vacina
A vacina desenvolvida pela Pfizer/BioNTech foi a escolhida para iniciar as campanhas de imunização nos Estados Unidos, Chile, México e em vários países da União Europeia| Foto: AFP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou na segunda-feira (28) que as quatro empresas envolvidas no desenvolvimento da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid -19 receberam o certificado de boas práticas de fabricação. As informações foram enviadas pela Pfizer nos últimos meses, e a análise foi concluída no sábado (26). A certificação é um dos pré-requisitos para o processo de registro do imunizante.

No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou um memorando com a Pfizer para a aquisição de 70 milhões de doses da vacina desenvolvida pelas empresas, o suficiente para imunizar 35 milhões de brasileiros. A previsão inicial é de que o país tenha 8,5 milhões de doses no 1º semestre de 2021 e outras 61,5 milhões no 2º semestre.

A vacina desenvolvida pela Pfizer/BioNTech foi a escolhida para iniciar as campanhas de imunização em vários países da União Europeia, que prevê a entrega de até 12,5 milhões de doses até o final de 2020. Ela também é utilizada no Chile e no México, que começaram a vacinação ainda na quinta-feira (24), e nos Estados Unidos, onde o acordo firmado garante a entrega de 200 milhões de doses até julho de 2021.

Na última semana, a Anvisa concedeu o Certificado de Boas Práticas de Fabricação para as parcerias Sinovac/Instituto Butantã e Astrazeneca/Fiocruz. Entretanto, de acordo com a agência, nenhuma empresa submeteu ainda o pedido de registro da vacina em território brasileiro, nem para uso emergencial.