Anvisa suspende de forma cautelar os ensaios clínicos da vacina Covaxin no Brasil
Anvisa também cancelou definitivamente os ensaios clínicos da vacina Covaxin no Brasil.| Foto: Divulgação / Bharat Biotech

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu de forma cautelar a autorização para importação e distribuição da vacina contra a Covid-19 Covaxin, requerida anteriormente pelo Ministério da Saúde. A decisão unânime foi anunciada nesta terça-feira (27) pela agência reguladora brasileira. Segundo o órgão, a medida será adotada até que sejam recebidas novas informações que garantam a segurança jurídica e técnica da manutenção da decisão que autorizou a importação do imunizante.

A suspensão acontece depois que a Anvisa foi comunicada pela empresa indiana Bharat Biotech Limited International de que a Precisa Medicamentos não possui mais autorização para representar a fabricante da vacina no Brasil. Para o diretor da Anvisa, Alex Machado Campos, a perda de legitimidade da empresa brasileira para atuar pode influenciar no cumprimento dos requisitos e condicionantes da importação. O Brasil não chegou a importar a vacina Covaxin. Ontem a Anvisa já havia cancelado de forma definitiva a realização de estudos clínicos da vacina no País.