Vacinas
Lotes da vacina Coronavac recebidos em janeiro de 2021.| Foto: Paulo Guereta/AEN

Um lote de 12,1 milhões de doses da vacina Coronavac fabricadas na China foi suspenso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por ter sido envasado em um laboratório que não foi inspecionado pela agência brasileira. Segundo informações do jornal O Globo, o problema foi descoberto pelo Instituto Butantan e comunicado à agência reguladora na noite de sexta-feira. As vacinas já haviam sido distribuídas ao Plano Nacional de Imunização, mas não se sabe quantas doses já chegaram a ser aplicadas.

Segundo o ofício enviado pelo Butantan à Anvisa, e ao qual o jornal carioca teve acesso, o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) foi produzido em uma fábrica certificada pela Anvisa, mas o envase ocorreu em outra unidade, que não tinha sido vistoriada. Assim, é impossível garantir que não haja contaminação ou erros na dosagem. A Anvisa chegou a buscar informações em bases de dados internacionais sobre esta segunda fábrica, mas não encontrou nenhum relatório que tenha sido produzido por alguma outra autoridade sanitária internacional que ateste a estrutura e as boas práticas no local.

O Butantan ainda avisou que estão a caminho do Brasil mais 9 milhões de doses da Coronavac produzidas nas mesmas circunstâncias, e pediu à Anvisa autorização excepcional para uso tanto deste novo lote quanto das vacinas já recebidas, alegando que técnicos do Butantan analisaram a documentação e constataram que não há risco para a população.