Ao criticar orçamento secreto, Lula diz que Lira age como um imperador do Japão
| Foto:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o trabalho do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL). Durante evento do Solidariedade nesta terça-feira (3), o petista afirmou que Lira age como se fosse um imperador do Japão.

"Se a gente ganhar as eleições e o atual presidente da Câmara continuar com o poder imperial, ele já está querendo criar o semipresidencialismo. Ele já quer tirar o poder do presidente para que o poder fique na Câmara dos Deputados e ele aja como se fosse o imperador do Japão", afirmou Lula.

O Japão é uma monarquia constitucional parlamentar, com chefe de governo (primeiro-ministro) e de Estado, ocupado pelo imperador Naruhito desde 2019. De acordo com Lula, Lira age para controlar o Orçamento através das chamadas emendas de relator, apelidadas de orçamento secreto.

"Ele [Lira] acha que pode mandar, inclusive administrando o Orçamento, que tem que ser administrado pelo governo, que é pra isso que o governo é eleito. E é o governo que decide cumprir orçamento aprovado pela Câmara em função da realidade financeira do país", completou Lula.