O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL).
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL).| Foto: Ricardo Trida/Secom Governo de SC.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou nesta segunda-feira (10) que todas as escolas estaduais terão ao menos um policial armado em até 60 dias. A decisão ocorre após o ataque na creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, que matou quatro crianças. A medida foi anunciada durante a cerimônia de 100 dias de governo.

A iniciativa será implementada nas 1.053 escolas estaduais. “Vamos recrutar policiais militares, policiais civis, bombeiros militares para que eles possam – fardados, com colete, com arma – irem para as escolas, um dentro de cada escola. É o mínimo que a gente pode devolver para a sociedade, onde as crianças estiverem brincando ele tem que estar junto”, disse o governador. Segundo Mello, a iniciativa custará R$ 70 milhões por ano.

Desde o dia 5 de abril, segundo o governo, a ronda escolar foi reforçada no estado. Além disso, deve ser desenvolvido um “protocolo de treinamento de professores para reação rápida e segura” em casos de violência. Também será realizada a “estruturação de um centro integrado de operações policiais” para aumentar “a velocidade de resposta das instituições em cenários de emergência”.

Será criado ainda um Comitê Permanente de Segurança nas Escolas “para monitorar a implantação das ações, avaliar resultados e sugerir novos esforços”. O governador ressaltou que no caso de creches e escolas municipais a escolta armada não será obrigatória, já que é responsabilidade de cada município.