A aprovação do uso emergencial das vacinas Coronavac e de Oxford/AstraZeneca neste domingo (17) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) repercutiu entre os políticos.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ressaltou que a Anvisa "cumpriu seu papel". "A data de hoje entra pra história. Venceu a ciência, finalmente teremos as primeiras vacinas disponíveis à população brasileira e milhares de vidas serão salvas. A Anvisa cumpriu seu papel de agência do Estado", disse Maia, que também parabenizou profissionais da saúde e o "empenho do governador João Dória".

Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), considerou a o início da vacinação essencial para a retomada das atividades. "Seja de onde for, venha de onde vier, a vacina é essencial para que possamos retomar as rédeas de nossas vidas. Vem, vacina! Guiada pela ciência, a Anvisa acaba de autorizar o uso emergencial da Coronavac e da Oxford", escreveu nas redes sociais.

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, também se manifestou sobre a aprovação do uso emergencial dos imunizantes. "A vida tem pressa. Parabéns São Paulo. Xô trevas. Xô negacionismo. Xô charlatões. A luz da CIENCIA chegando via Butantan e Fiocruz!", escreveu nas redes sociais.

Já o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, classificou como "alento" a aprovação por parte da Anvisa. "Em meio a uma semana tão dura, a aprovação do uso emergencial de vacinas é um alento. Parabenizo todos os profissionais envolvidos e a ANVISA pela seriedade e rapidez nesse trabalho. Devem agora os governantes estar à altura do desafio de imunizar toda a população", disse.

"Dia histórico para ciência brasileira. A Anvisa acaba de aprovar por maioria o uso emergencial da Vacina do Butantan. Vitória da ciência. Vitória da vida. Vitória do Brasil", escreveu o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), no Twitter.

Também na rede social o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), celebrou a aprovação. "Dia emocionante e decisivo na luta contra a pandemia. Minas está preparada para a chegada da vacina contra a covid-19! O início da vacinação garantirá um importante passo na proteção de vidas e retomada da normalidade", disse.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), destacou o passo para o início da vacinação no país. "Um dia importante para o Brasil: a aprovação, pela Anvisa, do uso emergencial de duas vacinas contra a Covid (CoronaVac/Butantã e Oxford/Fiocruz), para que possamos começar imediatamente o processo de vacinação da nossa população", escreveu no Twitter.