Aras eleições
O procurador-geral da República, Augusto Aras.| Foto: Rosinei Coutinho/STF.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou que vê “omissão ou inércia” do governo federal no combate à varíola dos macacos. A manifestação da PGR foi encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito de uma ação protocolada pelo PSB. O partido alega que o governo foi negligente no combate à doença, informou o Estadão.

Aras considerou que as informações apresentadas pelo Executivo indicam que o enfrentamento à varíola dos macacos ocorre “a partir de avaliação técnica/operacional dos órgãos competentes”. O PGR defendeu a rejeição da ação do PSB. Para Aras, as informações prestadas pelo partido “não são aptas para comprovar a alegada situação de crise e falta de gestão pelas autoridades de saúde competentes”.

O PGR considerou ainda que “não se tem por evidenciado que o Poder Público esteja inerte” sobre a vacinação contra a varíola dos macacos, pois há “inviabilidade da implementação da imunização em maior escala nesse momento em razão da oferta ainda limitada da vacina, com impacto sobre a totalidade dos países, não só o Brasil”.