O presidente da República, Jair Bolsonaro, durante a 54ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, em Santa Fé, Argentina.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, durante a 54ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, em Santa Fé, Argentina.| Foto: Alan Santos/PR

A Argentina passará a presidência do Mercosul ao Brasil na semana que vem, em meio à cúpula semestral do bloco, que será realizada virtualmente. A reunião presidencial do bloco - também integrado por Uruguai e Paraguai - será realizada no dia 8 de julho, após um primeiro semestre de discussões intensas tensas sobre questões fundamentais da união aduaneira.

A cúpula semestral do bloco será realizada em um contexto de fortes divergências entre os parceiros em questões da união aduaneira, como a tarifa externa comum e uma polêmica flexibilização das normas para a negociação de acordos comerciais com outros países e blocos. Ambas as questões seriam abordadas pelos chanceleres em uma reunião inicialmente prevista para 8 de junho, que foi adiada para o dia 15 e acabou não acontecendo.

Brasil e Uruguai defendem uma flexibilização do mecanismo de negociação externa do Mercosul para permitir que os membros do bloco se envolvam em negociações comerciais com outros países individualmente, algo que a Argentina resiste.