O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Perguntado a respeito de sua leitura política sobre a candidatura do ex-juiz Sergio Moro à Presidência, Lira disse não acreditar em uma terceira via,| Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou a candidatura de ex-integrantes da Lava Jato no Judiciário e no Ministério Público, questionando o real propósito da operação. As declarações foram feitas durante entrevista para a Folha de S.Paulo.

Perguntado a respeito de sua leitura política sobre a candidatura do ex-juiz Sergio Moro à Presidência, Lira disse não acreditar em uma terceira via e afirmou que a Lava Jato teve uma função importante na história, com erros e acertos. “O balanço, se foi mais erros ou acertos, está colocado à prova porque quase todos vão ser candidatos. Qual era a intenção da Lava Jato? Combater a corrupção ou usar a operação como trampolim político? Todas as perguntas vão ser respondidas na eleição”, afirmou Lira.

Segundo o presidente da Câmara, a candidatura de ex-membros da Lava Jato é “muito ruim” e defendeu uma quarentena. “Acho que a maioria esmagadora do Ministério Público e do Judiciário não concorda com isso, por isso defendi a quarentena. Você não pode usar a sua profissão como arma. Você não pode fazer uma operação hoje e amanhã ser candidato, se pautando em cima de uma operação que teve sucesso ou falhas. Como uma carreira típica de Estado, com os privilégios, eles têm que ter um limite de atuação”, afirmou Lira.